OS ANTECEDENTES DIGITAIS, DIREITOS HUMANOS DA PERSONALIDADE E O DIREITO À NOTÍCIA VERDADEIRA NA INTERNET.


PorAmadeu dos Anjo...- Postado em 03 novembro 2012

Autores: 
Amadeu dos Anjos Vidonho junior

Artigo científico publicado nos Anais e defendido no XXI Congresso Nacional do CONPEDI/UFU no GT de Direito e Tecnologia sob a Coordenação do Prof. Dr. Aires José Rover realizado em Uberlândia/MG nos dias 06-09 de junho de 2012, ISBN: 978-85-7840-081-1. 

Fonte: http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=9f44e956e3a2b7b5 Fonte: http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=9f44e956e3a2b7b5 

RESUMO
O artigo visa expor a realidade complexa que se verifica no conflito entre o direito à privacidade e o direito à liberdade de expressão, de imprensa, na internet, quando o conteúdo virtual perene dos fatos pretéritos e verídicos expostos na rede mundial de computadores acabam por obstaculizar ou impedir o exercício dos direitos das pessoas. Há alguma técnica capaz de minorar o impacto dessas notícias que quando publicadas eram acobertadas pela comunicação social, mas hoje desatualizadas? Ou existe um novo direito à atualização desses antecedentes digitais? Esses problemas necessitam de reflexão urgente, de vez que, a sociedade contemporânea consulta o nome de tudo e todos na rede e se os fatos da vida estão sendo relatados lá - o crime, o acidente, a difamação – então, no mínimo devem sofrer um processo de frequente atualização, como direito à notícia verdadeira.

Palavras-chave: Direito à Informação. Direito Digital. Internet. Direitos da Personalidade.
 
Ver os Anais dos eventos anteriores do CONPEDI em: