A COMUNICAÇÃO DIALÓGICA ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: A EXTENSÃO COMO CONDIÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO JURÍDICA POPULAR OMNILATERAL

Porjuliawildner- Postado em 08 maio 2015

Adailton Pires Costa
Laila Maia Galvão

RESUMO

Este artigo pretende analisar como a divisão existente na educação jurídica entre ensi­no profissional (técnico-dogmático) e ensino intelectual (propedêutico-humanístico) espelha a separação entre trabalho manual e intelectual na sociedade capitalista e, ao mesmo tempo, reforça a ausência de comunicação entre a Universidade e a Comuni­dade. Como proposta para superar essa realidade, propõe-se a utilização da extensão como prática pedagógica que permita uma educação jurídica crítica e popular, que considere o homem em toda a sua totalidade (omnilateralidade) e que promova a comunicação dialógica necessária entre a experiência universitária e a experiência da Comunidade.

Fonte: http://periodicos.unb.br/index.php/enedex/article/view/4310
Acessado em 8 de maio de 2015.
AnexoTamanho
a_comunicacao_dialogica_entre_universidade_e_comunidade.pdf382.02 KB