Notícia, 6 milhões de novos exemplares de Malware


Pormaiconhamilton- Postado em 09 maio 2012

 

Primeiro trimestre traz 6 milhões de novos exemplares de malware

Publicado por Casa dos Bits às 12.47h no dia 07 de Maio de 2012 |

Reduzir tamanho de letra Aumentar tamanho de letra Enviar por email Guardar artigo Imprimir
 

 Acompanhando a tendência dos últimos anos, o número de exemplares de malware voltou a crescer, com a Panda Security a assinalar o surgimento de seis milhões de novas ameaças só nos primeiros três meses deste ano. 

Os Cavalos de Tróia voltaram a atingir novo recorde entre as ameaças eleitas pelos cibercriminosos para o roubo de informação, representando mais de 80% de todo o novo malware criado, quando em igual período de 2011 o valor se situava nos 69% - embora no final do ano essa representação tenha subido para os 73%

Os worms tomaram o segundo lugar no ranking das ameaças com 9,31%, seguidos pelos tradicionais vírus com 6,43%, diferenças expressivas face ao primeiro lugar que comprovam a preferência dos Trojans por parte dos cibercriminosos ao criarem novas ameaças. 

as epidemias massivas de worms tornaram-se algo do passado, dando lugar a uma crescente avalanche de Trojans silenciosos, perfeitos para os ataques discretos que os cibercriminosos preferem", refere-se relativamente aos dados apurados. 

A média de PCs infetados a nível mundial situa-se atualmente nos 35,51%, menos 3% do que em 2011, diz a Panda Security. O ranking de países mais infetados é liderado pela China (54,25%), seguindo-se Taiwan e a Turquia. 

A lista dos menos infetados é dominada por países europeus, num total de 9 no Top10, sendo o Japão a única nação não-europeia deste grupo, com menos de 30% dos computadores atingidos. Aqui o pódio é ocupado pela Suécia, Suíça e Noruega.

 

Podemos refletir que com as informações do texto Segurança da  Informação e da noticia acima, temos um longo caminho  a percorrer talves um caminho quase sem fim, pois jamais saberemos com certeza a verdadeira finalidade desses virus, se são só para a obtenção de informações ou se por trás de todo esse jogo internacional de criação de novos virus, worms e etc... se não existe uma "mão oculta que gestiona fazendo com que as empresas que vendem a segurança faturem mais e mais vendendo seu tao potente anti-virus a preços cada veiz mais caros, e ainda temos as crescentes industrias que vendem peças de computadores cada veiz mais potentes e caros.

Notamos também o quanto afeta a influencia da cultura da informação juntamente com um polo mais abrangente e informativo sobre a tecnologias e seus "entraves" em paises mais desenvolvidos e menos desenvolvidos, aqueles que pesquisao mais sobre o tema e os que apenas aceitam o que os outros vendem pesquisao e etc. Fica claro relacionar a questao cultural de cuidado com a internet num pais desenvolvido, e diferenciar esse cuidado com paises "menos informados" cultural e tecnologia aliados ou inimigos? Creio fielmente que num futuro seram muito mais aliados do que inimigos, mais por enquanto o medo com senhas, informações e etc continuará até que uma politica cultural mundial seja minimamente implantada.