Os Hackers do bem e a Segurança da Informação


PorAnônimo- Postado em 13 maio 2010

A notícia anexada abaixo trata da invenção de Bernaby Jack, hacker que descobriu uma maneira de invadir sistemas dos ATM's sem a necessidade de estar presente fisicamente onde se encontra o caixa eletrônico. Tudo pode ser feito via internet, e ele expõe falhas para que bancos e empresas tomem as devidas atitudes como precaução para que o sistema continue seguro.

http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2010/05/06/hacker-cria-ferramenta-para-invadir-caixas-eletronicos-remotamente/

A notícia linkada abaixo é sobre um curso realizado semana passada no Rio de Janeiro, que foi oferecido a empresas para que treinem seu pessoal de computação e tecnologia da informação para que montem mecanismos de defesas mais eficientes na internet.

http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/curso-quer-produzir-hackers-do-bem-31032010-21.shl

Comentário:
Quando lemos ou ouvimos falar sobre os hackers, logo nos vem a cabeça a imagem de nerd's que passam o tempo em seus computadores invadindo sistemas e destruindo-os, por simples prazer ou por dinheiro. Porém, como há sempre o outro lado da moeda, muitos hackers dedicam seus conhecimentos para proteger sistemas contra invasores, garantindo a segurança, confiabilidade e funcionamento do mesmo.
No mundo digital é possível fazer praticamente todos os atos da vida civil pela internet, e certos documentos digitalizados ainda imaterializados possuem o mesmo "valor social" dos que são materializados, como é o caso do e-mail, que vem paulatinamente substituindo as cartas entregues pelo correio. Por isso o perigo se algum hacker invadir sua conta e enviar e-mails falsos utilizando do seu nome.
Dessa maneira, as empresas, e principalmente os bancos, que lidam com dinheiro de bilhões de pessoas, devem garantir que não hajam erros ou falhas no sistema, especialmente as que são produzidas em decorrência de pessoas mal intencionadas e de má-fé. Por esse motivo, as pessoas jurícas mais importantes possuem verdadeiros exércitos de hackers do bem, para combater os hackers do mal, em uma espécie de guerra virtual pelo comando das operações do sistema na internet.
Para auxliar mais na manutenção do sistema, são oferecidos vãrios cursos ao redor do mundo para a formação de hackers do bem para trabalhar em empresas que tem negócios virtuais, fazendo com que o portal da internet esteja livre da indesejada presença dos hackers do mal.