Notícia - Serviços de governo eletrônico são usados por 35% da população


Porguilherme.locatelli- Postado em 11 maio 2011

Notícia:

Serviços de governo eletrônico são usados por 35% da população

SÃO PAULO 01/12/2010- O uso de serviços de governo eletrônico é adotado por 35% dos brasileiros, embora 56% da população afirme que escolheria a internet para acessar serviços de governo na próxima vez que for necessário. Os dados fazem parte da pesquisa TIC Governo Eletrônico divulgada hoje pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) e pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento.

O estudo, que envolveu 3.000 entrevistados com idade a partir de 16 anos, e 650 empresas, em 157 municípios, sinaliza que a adoção do e-Gov ainda é baixa no país, mas tem potencial de crescimento. [...]

O meio de acesso aos serviços públicos mais utilizado continua sendo o atendimento presencial, com a preferência de 60% dos entrevistados indivíduos, mas o acesso online (35%) já supera o uso das centrais de atendimento telefônico dos órgãos de governo, citado por 8% dos participantes da pesquisa. [...]

Os dados mostram que o uso do e-Gov é mais intenso nas buscas de informação sobre serviços - prática citada por 90% dos usuários - do que efetivamente para a realização de transações, que atinge 61% das pessoas que acessam recursos de governo eletrônico.

O uso mais amplo do governo eletrônico pelos brasileiros ainda enfrenta barreiras como a preocupação com segurança dos dados, citada por 39% dos entrevistados, a dificuldade em encontrar serviços (29%) e a ineficiência do retorno às solicitações (28%).

Os principais motivos citados pelos entrevistados que não acessam serviços de e-Gov são a preferência pelo atendimento presencial (48%) e a falta de habilidade com o computador (48%).  [...] (Daniela Braun | Valor) (fonte: G1)

Análise:

Os dados acima mostram a evolução do uso do governo eletrônico no Brasil. 35% das pessoas entrevistadas utilizam-se do sistema de governo eletrônico e 56% afirmam que se tivesse escolha, utilizaria os serviços da internet preferencialmente. Isso demonstra um avanço na mentalidade das pessoas e na percepção das melhorias que trariam um governo eletrônico.

Entretanto notam-se dificuldades pontuais no avanço do uso do e-Gov. Muitos dos entrevistados preocupam-se com a segurança de seus dados, com a dificuldade em encontrar serviços e com a ineficiência no retorno das solicitações, o que significa que o governo eletrônico não está passando a confiança necessária a seus usuários e que o serviço ainda tem muito a melhorar até ser considerado capaz de abranger a todos.

Outras barreiras encontradas por este sistema são os advindos principalmente de pessoas que não estão acostumadas com o uso de tecnologia. Os principais motivos apresentados por aqueles que não acessam serviços do e-Gov foram a preferência pelo atendimento presencial e a falta de habilidade com o computador. Isso demonstra que antes de uma implementação geral de um governo eletrônico tem de existir uma mudança cultural e educacional, caso contrário, a informatização do governo vai gerar mais problemas do que propriamente saná-los.