INPI e ABPI anunciam parceria para promover a propriedade intelectual

PorAnônimo- Postado em 19 novembro 2010

Numa economia baseada no conhecimento, os direitos de propriedade intelectual são essenciais para garantir uma posição cada vez mais destacada ao Brasil no cenário global. Neste contexto, o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual) e a Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) anunciaram um acordo para promover o uso dos ativos intangíveis no País.

Ao realizar o anúncio na abertura do XXX Congresso de Propriedade Intelectual, promovido pela ABPI, entre os dias 22 e 24 de agosto, o presidente do INPI, Jorge Ávila, destacou a importância de realizar seminários, estudos e missões conjuntas entre a entidade e o Instituto, sempre com foco na relação entre a Propriedade Intelectual e o desenvolvimento. Uma destas missões poderá ser na China, que apresenta crescimento expressivo nos depósitos de patentes.

De acordo com Ávila, o sistema de propriedade intelectual deve garantir a apropriação das inovações geradas no Brasil e permitir que elas sejam transacionadas. Isso contribuirá para que as corporações nacionais sejam mais competitivas e participem do esforço global para gerar ainda mais soluções inovadoras. Por outro lado, o sistema deve permitir a entrada de novos atores, inclusive pequenos e médios empresários, gerando mais emprego e renda.

No entanto, para que isto seja possível, é preciso ampliar o conhecimento do público nacional sobre o sistema de PI e mostrar como ele pode ser usado de forma eficiente. Ao mesmo tempo, para criar um ambiente mais favorável ao uso da PI, é necessário avançar nos debates sobre o marco legal brasileiro, inclusive em setores como a biotecnologia, sobre a reforma do sistema internacional de patentes e sobre os modelos de cooperação regional - na América do Sul, por exemplo. Em todas estas atividades, a parceria com a ABPI será fundamental, como destacou Ávila.

O presidente da ABPI, Luiz Henrique do Amaral, também se mostrou esperançoso com o convênio e ressaltou a busca por resultados que possam estimular o uso estratégico da PI para o desenvolvimento dos negócios no País.

Fonte: www.inpi.gov.br

Comentário: A propriedade é, e sempre foi, um instituto jurídico caracterizado fundamentalmente pelo direito de usar, gozar e dispor com exclusividade da coisa. A preocupação com a Propriedade Intelectual é, historicamente, uma coisa muito recente. Sua invenção, nas origens do sistema capitalista, teve como função ideológica de valorizar sua natureza de “trabalho”.

Acredito que seja de suma importante para o Brasil esta apropriação das tecnologias aqui desenvolvidas. O país, apesar de apresentar inúmeras indústrias de base, não pode por si só montar grandes produtos sem apoio de demais países. Talvez com o desenvolvimento de novas tecnologias, e criadas as devidas patentes, posso o Brasil se desenvolver melhor quando a criação e produção de bens tecnológicos, ou só de bens necessários, quem sabe exportando esse conhecimento a outros países.