INCLUSÃO DIGITAL – Projeto atenderá comunidade no Marajó

PorJovelino Falqueto- Postado em 08 maio 2011

INCLUSÃO DIGITAL – Projeto atenderá comunidade no Marajó

Diário do Pará – Belém, 02.05.2011

“Um projeto desenvolvido pelo curso de Ciência da Computação da Universidade da Amzônia (UNAMA), pretende beneficiar a comunidade ribeirinha do Marajó. O título do projeto: ‘Provimento de infraestrutura para a inclusão digital no arquipélago do Marajó via redes tolerantes a atrasos e desconexões’, que visa facilitar a vida das pessoas que vivem longe da capital – Belém e precisam de auxílio médico.

[...] as informações referentes às necessidades de atendimento são repassadas de um barco para outro até chegarem à capital. [...] Será inserida em cada barco uma caixa hermética com um computador [...] um rádio e uma antena: um dispositivo para armazenar e transmitir dados. [...] Toda vez que um barco se aproxima de outro, as transmissões das informações serão realizadas automaticamente, de forma que o barco que tiver como destino a capital irá repassar as informações solicitadas pela comunidade ribeirinha.

[...] O arquipélago foi escolhido [...] devido ao alto índice de exclusão digital verificado no local. Além disso, o principal meio de transporte utilizado pela comunidade do Marajó é o barco e não há médicos na maioria das cidades localizadas na região”.