Facebook confirma vazamento de dados de usuários


PorAnônimo- Postado em 02 novembro 2010

Nos últimos dias, milhões de usuários da rede social Facebook foram surpreendidos com a notícia de que dados pessoais estariam possivelmente sendo divulgados a empresas de publicidade e banco de dados. A denúncia foi feita pelo The Wall Street Journal.

O Facebook reagiu explicando que a única informação que vazou foi a UID dos seus usuários, que é um identificador interno da ferramenta. Segundo o Facebook, não houve intenção de seus desenvolvedores de repassar essa informações, mas que por questões técnicas, esse dado é repassado para aplicativos, como o FarmVille, com mais de 59 milhões de usuários.

No entanto, o The Wall Street Journal alega que de posse dessa informação, aplicativos da rede de parceiros da ferramenta poderiam até obter dados como idade, residência, profissão e fotos mesmo que tenham sido configurados pelo usuário como privadas no perfil da rede social. No entanto essa denúncia ainda não pode ser comprovada, mas o Facebook terá de dar satisfação ao Congresso dos EUA.

Em função disso, o Facebook vem trabalhando em melhorias e anunciou mudanças em determinados recursos oferecidos. Entre eles, a novidade é que o usuário poderá baixar todas as suas informações pessoais para guardar e poderá ver quais os dados cada aplicativo tem acesso, garantindo maior controle e privacidade de suas informações.

Se não há permissão do usuário, a rede social não pode destinar dados de carácter pessoal constante em seu sistema, a nenhum outro aplicativo ou parceiro, assim caracterizando um crime puro de informática.