Estudante paulista é acusada de pratica racismo nas redes do Twuitter e Facebook

PorAnônimo- Postado em 09 novembro 2010

Comentário:

Logo após o resultado das eleições, o sistema “Xenofobia Não” identificou que uma estudante paulista estaria publicando mensagens racistas contra o povo nodestino no Twitter e no Facebook. Diante disso, a Ordem dos Advogados do Brasil de Penambuco denunciou a prática, a fim de que a estudante responda pelos crimes de racismo e incitação pública de prática de crime. Trata-se de crimes da informática comum, em que o agente se utiliza do sistema de informática como ferrramenta para perpetração de crime comum, tipificável na lei penal.

Notícia:

03 de novembro de 2010 - SÃO PAULO - A Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco entrou com uma ação, na segunda-feira, contra uma estudante paulista acusada de publicar mensagens racistas no Twitter e no Facebook.

Segundo a OAB-PE, a estudante de direito Mayara Petruso teria iniciado uma série de ataques contra os nordestinos, no domingo, após a eleição da presidente Dilma Rousseff. Em sua conta, Mayara publicou mensagens como: "Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!".

Após o anúncio do resultado das eleições, uma série de mensagens preconceituosas e difamatórias contra nordestinos foram publicadas no microblog. O tumblr “Xenofobia Não” capturou e republicou algumas delas. O assunto apareceu entre os trending topics do Twitter na noite de domingo.

Mayara deverá responder por crime de racismo e incitação pública de prática de crime, com penas previstas de dois a cinco anos e de três a seis meses ou multa. A jovem excluiu suas contas no Twitter e no Facebook, redes sociais onde ela fez os ataques.