XML


PorAnônimo- Postado em 30 setembro 2010

Extensive Markup Language – XML
XML, é uma linguagem de marcação recomendada pela W3C – World Wide Web Consortium, consórcio de empresas de tecnologia que visa padronizar a criação e interpretação de conteúdos para websites - para a criação de documentos com dados organizados hierarquicamente, tais como textos, banco de dados ou desenhos vetoriais.
Entre linguagens baseadas em XML incluem-se XHTML (extensible hypertext markup language, formato para páginas Web), RDF (resource description framework é uma linguagem para representar informação na Internet) ,SDMX (statistical data and metadata exchange, para troca e partilha de dados e metainformação), SMIL(synchronized multimedia integration language, é usada para descrever apresentações multimídia), MathML (formato para expressões matemáticas), NCL (natural constraint language, é uma liguagem de descrição que usa lógica matemática), XBRL (extensible business reporting language é usado para definir a informação financeira), XSIL(extensible scientific interchange language é uma linguagem de transporte para dados científicos) e SVG (scalable vetorial graphic é usado para definir vetorialmente desenhos e gráficos bidimensionais).
O XML nasceu para auxiliar os sistemas de informação no compartilhamento de dados (especialmente via internet), codificar documentos e inserir seriais nos dados comparando o texto com o de outras linguagens baseadas em serialização. Ele traz uma sintaxe básica que pode ser utilizada para compartilhar informações entre diferentes computadores e aplicações. Quando combinado com outros padrões, torna possível definir o conteúdo de um documento separadamente de seu formato, tornando simples reutilizar o código para diferentes propósitos. Sua principal vantagem é sua portabilidade, acabando com problemas de divergências de linguagem entre aplicações.
Fonte: