Teletrabalho já é uma realidade


PorAnônimo- Postado em 20 setembro 2010

Empresas como a Nortel Networks, multinacional com mais de 95 mil funcionários, vem tornando realidade o teletrabalho – sistema pelo qual o funcionário não precisa ir até o escritório para realizar as suas tarefas.
“Em alguns países da Europa, como Itália, Portugal e Espanha, já existe legislação específica que regulamenta a atividade de teletrabalho. No Brasil, ao contrário, a CTL ainda é restritiva ao teletrabalho e os empresários resistem em permitir que seus empregados trabalhem em casa, com medo de que eles aleguem ‘ficar à disposição da empresa 24h por dia’.”
No Brasil já existem cerca de 10 milhões de teletrabalhadores (segundo a Sobratt – Sociedade Brasileira de Teletrabalho) e com forte tendência para o crescimento. Empresas como o Citibank estão buscando soluções para possibilitar a seus funcionários a opção do teletrabalho, ou seja, trabalhar em qualquer instalação da empresa.
As pessoas cada vez mais se desligam dos ambientes tradicionalmente de trabalho para desempenhar sua função profissional através de notebooks em casa, pela cidade e até na praia. “Suites como o Google docs, que permite o compartilhamento de planilhas, textos e apresentações online, ou Salesforce, um ERP “sediado na nuvem” (como é chamada a web), permitem que o trabalhador esteja cada vez mais conectado independentemente da sua localização”.
As opiniões acerca do assunto são divergentes, há quem defenda que o teletrabalho veio para ficar e há quem seja contra utilizando-se das desvantagens dessa nova relação como argumento.

Fonte: http://www.investne.com.br/Opiniao/teletrabalho-ja-e-uma-realidade

Comentário:
O teletrabalho está no auge, não há como negar. Cada vez mais aumenta o número de empresas que oferece a seus empregados a possibilidade de trabalhar fora do escritório. Estamos vivendo uma mudança nas relações de trabalho devido à evolução dos processos produtivos e da tecnologia, sempre na tentativa de produzir mais com menos trabalho. Isso porque cada vez mais atenta-se para a importância do aumento da qualidade de vida e da felicidade das pessoas.
O teletrabalho parece ter surgido como a resposta para esse novo modelo de sociedade, possibilitando a diminuição do stress, a possibilidade de estabelecer e controlar um ritmo de trabalho próprio, melhor administração do tempo livre e até a redução de despesas de transportes e alimentação. Atualmente a forma de trabalhar em casa deixou de ser uma alternativa para o pequeno empresário, entre outros e se tornou uma realidade dentro das organizações.
Na Europa o número de pessoas que recorre ao teletrabalho aumenta significativamente, assim como na Inglaterra e nos Estados Unidos. As grandes empresas desenvolvedoras de serviços online como "Google" e "Twitter" já estão um passo à frente no quesito qualidade de vida e aumento da produtividade do trabalhador. Estas empresas confirmam que é possível se tornar cada vez mais competitiva pela cooperação e sinergia que conseguir mobilizar no seu capital humano, pois que o prazer parece ser o combustível da produtividade.