Teletrabalho


PorAnônimo- Postado em 02 novembro 2009

Um projeto realizada no Reino Unido fez com que quatro participantes trabalhassem de suas casas durante dois dias para conhecer as vantagens e desvantagens do teletrabalho (trabalho à distância). O objetivo do experimento era descobrir se o rendimento desses funcionários poderia ser maior longe do escritório. Uma das conclusões foi que eles realmente trabalharam mais em casa, pois não tiveram de lidar com diversas interrupções e intensa movimentação de pessoas. O fato de não terem de se locomover também foi visto como vantajoso, pois o tempo gasto com transporte pôde ser dedicado a outras atividades. A maior vantagem citada pelos participantes foi o fato de passarem mais tempo com suas famílias. Alguns levaram os filhos à escola, ajudaram com a lição de casa e disseram que, a longo prazo, essa situação poderia trazer equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. O diretor de sistemas de uma empresa disse ter conseguido fazer algo muito raro em sua vida: almoçar. "Pode ser insignificante para muitos, mas aqueles que trabalham comigo irão considerar esse almoço uma revolução", brinca. A principal desvantagem encontrada foi a ausência de colegas com quem pudessem conversar durante o expediente. Muitas vezes, o fato de estarem sozinhos tornou as tarefas mais cansativas e demoradas para serem concluídas. Todos os participantes do projeto eram funcionários de empresas parceiras da Telewest Business, provedor britânico de acesso à internet.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u17501.shtml

Comentário

Teletrabalho não deve ser confundido como uma função específica nem uma atividade, mas como realizamos determinadas atividades remotamente. Você pode ser um Analista, um Engenheiro, um Prestador de Serviço exclusivo de uma organização, enfim, qualquer função, porém, faz uso de tecnologia e de comunicação para exercê-la em um local diferente da empresa, que pode ser sua casa, um centro compartilhado ou no próprio cliente.
O que faz esta relação ser Teletrabalho é a exclusividade do serviço, do comprometimento com a organização e/ou o contrato de trabalho estabelecido, isto é, há uma relação de trabalho entre a organização e o trabalhador, que através de mecanismos digitais (softwares), eletrônicos (computadores) e de comunicação (telefone, fax, até Skype...), faz existir este compromisso de ambas as partes. O diferencial da forma tradicional, é que o trabalhador não fica restrito ao espaço da empresa, obrigado a se deslocar para o trabalho diariamente para exercer sua atividade. Ele possui um acordo com a empresa prevendo outras possibilidades para este relacionamento fora do ambiente de trabalho.