Tecnologia, paradoxos organizacionais e gestão de pessoas
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862000000100007
ARTIGO
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902003000200007
RECURSOS HUMANOS
Tecnologia, paradoxos organizacionais e gestão de pessoas
Isabella VasconcelosI; Fernando Cláudio Prestes MottaI; Luis Hernan Contreras PinochetII
IFGV-EAESP
IIPUC-PR
RESUMO
Neste artigo, além de efetuarmos uma primeira revisão teórica sobre paradoxos organizacionais, proporemos uma análise crítica desse tema a partir de dois estudos de caso. O objetivo de tais estudos é verificar se a implantação de uma central de atendimento em uma empresa de telecomunicações no Estado do Paraná bem como a instalação de sistemas de segurança de informática adaptados à Internet em uma empresa estatal provocaram, de fato, as contradições entre teoria e prática e os paradoxos descritos por vários dos estudos pesquisados. Pretendemos mostrar ao leitor que o tema "paradoxos organizacionais" vem ganhando cada vez mais espaço e importância no estudo das organizações, tendo em vista a crescente utilização, por vários autores, de modelos explicativos que descrevem a transição atual de uma sociedade industrial para uma sociedade pós-industrial, bem como as contradições, mudanças e incertezas típicas deste período. Procuraremos, em nossa pesquisa, analisar os principais aspectos positivos e negativos de tais proposições.
Palavras-chave: Paradoxos, organizações, tecnologia, mudança, gestão de pessoas.
Anexo | Tamanho |
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