Receita ordena sindicância para apurar quebra de sigilo


PorAnônimo- Postado em 20 outubro 2010

Suspeita de vazamento de informações das declarações de imposto de renda leva a instauração de sindicância para apurar os fatos.
Se comprovado o acesso imotivado, o responsável estará sujeito a demissão e o caso encaminhado para o Ministério Público Federal para o necessário quando a esfera criminal.
A Receita afirma que a sua política de segurança tem como pressuposto a garantia de confidencialidade, integridade e disponibilidade dos ativos de informação. Enfatiza que estes ativos de informação são protegidos contra ações intencionais ou acidentais e isso evita a perda, destruição, inserção, cópia, extração, alteração, uso e exposição indevidos.
Esclarecem que as informações protegidas por sigilo fiscal somente são disponibilizadas para fora do órgão nas hipóteses previstas em lei, esse fornecimento é documentado e segue protocolo de segurança específico.
Fonte: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/26713_RECEITA+ORDENA+SINDICANCI...

Comentário:
A declaração do imposto de renda demonstra-se cada vez mais ágil, através de um sistema que ‘garante’ o armazenamento dessas informações confidenciais.
Entretanto é cada vez mais frenquente o ataque a sistemas e sites que guardam informações pessoais, a exemplo da Receita Federal.
Ainda se faz necessário estabelecer quais os tipos de informações podem ser armazenadas em tal ferramenta, já que não se tem efetivamente total segurança e domínio sobre sistemas que constantemente são acessados por pessoas não licenciadas.