Propriedade intelectual da internet


PorNidiara Aline V...- Postado em 14 junho 2011

Propriedade intelectual da internet

A propriedade intelectual é abordada à vista das perplexidades que a cercam diante do advento da era digital, especialmente da Internet. A internet permite transmitir dados de qualquer ordem, que podem não implicar uma criação intelectual. Mas permite também a comunicação de obras literárias ou artísticas. Essas obras podem ser objeto de direito de autor. Permite enfim formas de utilização de direitos industriais, como desenhos e modelos e marcas.

A internet representa antes de mais nada um veículo extraordinário de  comunicação de conteúdos intelectuais. A internet permite a sua globalização, numa dimensão há poucos anos nem sequer sonhada.

Em qualquer tentativa de análise do futuro da propriedade intelectual é preciso levar em conta as motivações originais da instituição deste conceito e que continuam tão válidas como antigamente. A questão é saber se as práticas usadas durante séculos continuam válidas para a obtenção das finalidades pretendidas. Devemos lembrar que estas práticas foram inicialmente estabelecidas em função das propriedades físicas da publicação impressa em papel. Mais tarde elas foram influenciadas pelas propriedades da difusão por ondas eletromagnéticas.

A cópia é uma operação extremamente importante e poderosa no mundo digital. A natureza preserva a vida há um bilhão de anos através da operação da cópia digital. Usando a cópia de símbolos como operação principal uma máquina de Turing é capaz de implementar qualquer procedimento algorítmico. Esta mesma idéia foi aproveitada pelo computador IBM 1620, do início dos anos 60. Neste computador até mesmo a soma e a multiplicação eram realizadas pelo uso engenhoso da cópia da informação. Aristóteles já havia enunciado que o homem é o maior mímico de todos os animais. De fato, a cópia é um mecanismo essencial para a nossa existência social, para a nossa aprendizagem e para a nossa evolução. Já vimos também que a cópia no contexto da Internet pode levar a resultados significativos e até mesmo surpreendentes. Será que restringir a cópia é ainda o melhor mecanismo de incentivar a produção intelectual? Fica esta pergunta para você refletir e pensar sobre o assunto.

Fonte: http://www.luzpropria.com.br/blog/propriedade-intelectual-da-internet/

 

Análise: A internet, por ser um meio extremamente vasto de informação e comunicação permite a globalização de conteúdos intelectuais. Porém, muitas vezes esses conteúdos são objetos de direitos autorais que não se cumprem atravéz da disseminação de tal conteúdo na internet.

O texto apresenta a ideia de que para qualquer tentativa de análise do futuro da propriedade intelectual deve-se levar em consideração as motivações iniciais da instituição deste conceito e que continuam tão válidas até hoje.

A questão em debate nos dias atuais é o fato dessa disseminação de conteúdos na internet ser "boa" na medida em que permite o acesso à informação a pessoas em condições menos favoráveis e, em contrapartida, a questão do não cumprimento dos direitos autorais ainda insidentes sobre grande parte desses conteúdos.