Projeto UCA: Um Computador por Aluno

PorAnônimo- Postado em 26 setembro 2009

A publicação da obra "Um Computador por Aluno: a Experiência Brasileira" traz a público as conclusões do estudo avaliativo do programa-piloto "Um computador por Aluno", realizado pelo Conselho de Altos Estudos da Câmara dos Deputados.

O trabalho demonstra que a utilização da informática aplicada à educação requer a adoção de uma série de medidas adjacentes para evitar desvios de finalidade. A orientação pedagógica das atividades dos alunos é uma das formas de assegurar o bom uso da tecnologia. A capacitação do professor para o manuseio das novas mídias é condição primeira para a modernização dos processos de ensino. A melhoria da infra-estrutura e o aumento da conectividade nas escolas é uma pavimentação básica para o acesso às redes. Em suma, promover o computador na escola será o primeiro passo para se atingir um educação de excelência, desde que se invista também no professor e na estrutura da escola.

O Tema UCA é um projeto desenvolvido por acadêmicos do Laboratório de Mídia do Massachusetts Institute of Technology (MIT), com objetivo de promover educação moderna com baixo custo. O projeto foi apresentado em Davos, na Suíça, em janeiro de 2005, na reunião do Fórum Econômico Mundial. Em junho de 2005, o idealizador do projeto e pesquisador do MIT, Nicholas Negroponte, apresentou a idéia ao Presidente Lula.

No âmbito brasileiro, a iniciativa envolve sete ministérios, um grupo de trabalho da Presidência da República e três centros de pesquisa contratados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Serão distribuídos três modelos de laptop para avaliação de performance, todos com plataforma Linux. Eles dispõem de um processador de 500 MHz e 128 MB de DRAM, com 512 MB de memória flash, não apresentando disco rígido, apenas quatro portas USB. Segundo seus criadores, ele tem uso abrangente, mas sua capacidade de armazenamento de dados é limitada. Estão previstos testes em duas escolas da rede pública, uma em São Paulo e outra em Porto Alegre, visando a definir a infra-estrutura mínima de rede para conectividade nas escolas. Os educadores e pesquisadores envolvidos na iniciativa Um Computador por Aluno têm convicção de que o esforço vale a pena. Para eles, recursos tecnológicos corretamente empregados podem, sim, melhorar muito as aulas dos ensinos Médio e Fundamental.

Principais desafios: custo do computador; a definição do preço envolve questões como frete; impostos na nacionalização dos equipamentos; impostos estaduais; fornecimento, instalação e manutenção de máquinas; treinamento.
Oportunidades de aprendizagem tecnológica: Existe a possibilidade de o Brasil produzir um laptop de baixo custo. Um projeto de produção em larga escala como este seria uma ótima oportunidade para a indústria nacional. Por outro lado, seria um contra-senso economizar em equipamentos e despender investimento com licenças de software. A adoção de um software livre é o mais provável.
Infra-estrutura: deve-se considerar tanto a baixa conectividade à Internet, quanto o baixo acesso das escolas à Internet. Como operacionalizar a manutenção técnica das máquinas à nível nacional?
Questões pedagógicas: envolve aspectos como critérios para a escolha das escolas, desenvolvimento de conteúdo digital, capacitação de professores.
Sustentabilidade do projeto: envolve a obsolescência e a depreciação dos equipamentos, manutenção da capacitação dos corpo docente, atualização do conteúdo educativo.

Publicado Agência Câmara