Políticos travam "vale tudo" na internet - por Gil Castillo


PorAnônimo- Postado em 26 agosto 2010

Sem tempo na TV, candidatos produzem minivídeos para a internet onde sobram apelação e situações inusitadas. Entre eles, o ator Tiririca garantindo que vai “ajudar os pobres e a própria família”), Mulher Pera (rebolando, rebolando…) ou Luciana Costa imitando o discurso do Dr. Enéas.
Além de se espalharem pela rede, será que esses vídeos trazem votos? “Geram curiosidade. Risadas. Mas poucos votos. Esse tipo de vídeo atende mais ao ego do candidato. É preciso entender que nem todo mundo está preocupado em ganhar a eleição. Muitos querem virar celebridades e colher frutos no pós-eleição. Podem aparecer em comerciais, programas populares etc”, diz o especialista em marketing político Marco Iten.
Gil Castillo, diretora de relações públicas da Abcop – Associação Brasileira de Consultores Políticos, também não acredita que a “ousadia” dos vídeos na internet traga votos. “Tem uma parcela do eleitorado que vota nestes candidatos como forma de protesto. O Clodovil (Hernandes) foi eleito assim (a deputado federal em 2006). Mas há pouca chance de alguém se eleger usando este expediente.”
Se políticos ainda não encontraram o tom adequado para seus vídeos na internet, a militância jovem mostrou-se familiarizada com a nova linguagem. O goiano Paulo Henrique Reis, 25 anos, conhecido como Dilmaboy; e os Serraboys de Belo Horizonte, da Turma do Chapéu, são pontas de lança da campanha virtual.
Matéria de Gilberto Amendola, publicada no Jornal da Tarde Link original da matéria: http://blogs.estadao.com.br/jt-politica/politicos-travam-vale-tudo-na-internet/