Plano Nacional de Banda Larga entra em ação

PorAnônimo- Postado em 05 maio 2010

Aírton José Ruschel
.
A Telebrás, que é uma sociedade anônima aberta de economia mista, criada em 1972, será a "nova" gestora da iniciativa do governo que prevê a popularização da internet rápida no País. A Telebrás, que é ligada ao Ministério das Comunicações, irá apoiar políticas públicas de conexão à banda larga para universidades, centros de pesquisa, escolas, hospitais, postos de atendimento, telecentros comunitários e outros pontos de interesse público. A empresa deve prover a infraestrutura das redes para serviços de telecomunicações prestados por companhias privadas, estados, municípios e entidades sem fins lucrativos. Além disso, a Telebrás tende ofertar conexões para usuários finais em localidades onde não exista penetração adequada desse tipo de serviços.
A meta do governo reside na oferta de internet rápida por, no máximo, R$ 35 por mês, para o usuário final. O objetivo passa pela popularização do serviço junto às classes C e D e em locais ainda não atendidos pelas empresas privadas. O Plano prevê a implantação da banda larga em quase todos os municípios brasileiros até 2014.
Esta iniciativa possibilitará que o Governo Eletrônico caminhe para sua efetivação no Brasil, pois o cidadão (C <> G) não precisará se deslocar fisicamente às instituições governamentais, que muitas vezes se situam nas capitais, para usufruir dos serviços públicos. Atualmente, como no caso do judiciário, já existe uma gama de serviços informatizados, mas os usuários dos locais mais remotos do Brasil, não tem acesso ao computador ligado à internet. Muitos fóruns de justiça e até prefeituras ainda estão à margem da rede, não permitindo sua integração com o Governo (G <> G). A banda larga permitirá o trânsito de arquivos de documentos e fotos digitalizados pela internet, os quais requerem uma banda larga rápida e de qualidade.