Online Communication


PorAnônimo- Postado em 29 setembro 2010

Por comunicação entende-se todo o ato envolvendo a transmissão, recepção e compreensão de mensagens por quaisquer formas existentes, sejam estas palavras, sinais, sons, imagens ou símbolos. Os métodos utilizados para tal troca de informação pode ser qualquer meio físico, eletromagnético ou eletrônico disponível que possibilitem a codificação de sinais em linguagem compreensível pelos interlocutores.

Online, por sua vez, neste contexto, tem o significado de estar ligado, estar disponível.

Comunicação online é um conceito novo, surgido após o advento da popularização da internet e da facilidade advinda da exposição e divulgação de novas formas de comunicação e interação entre os agentes comunicacionais.

A democratização das novas tecnologias, por meio de computadores pessoais, tablets ou celulares, modificou o modo passivo com que o a informação passou a chegar ao destinatário final, até então restrito a um agente meramente receptor de informação - via carta, jornal, rádio ou televisão.

Esses novos meios de comunicação permitiram, pela primeira vez em nossa história, que o receptor passe a agir como emissor, passando a ter papel ativo na grande rede de comunicação.

Nesse contexto, a internet disponibiliza mecanismos e ferramentas praticamente inesgotáveis que possibilitam o acesso a uma quantidade ilimitada de dados. Artigos, audiovisual, páginas pessoais, blogues, fotos, chats instantâneos com interlocutores localizados em qualquer local do globo (ou mesmo do espaço, como recente chat disponibilizado com os tripulantes da estação espacial internacional), permitem que o indivíduo digital possa estar em contato com quem quiser, e até mesmo expor o seu pensamento sobre a informação recebida a qualquer hora do dia ou da noite, dia útil ou feriado, no recanto de seu trabalho ou no sossego do seu lar.

Esse fenômeno trará um custo elevado para as gerações vindouras. Seremos um mundo dividido em indivíduos on-line e indivíduos off-line. Quem será o mais sadio e menos neurótico, só o tempo dirá. Assim como qual grupo conseguirá manter um mínimo de contato com o mundo físico, não virtual.

Abelardo Barbosa, popularmente conhecido como Chacrinha, afirmava: “quem não se comunica se trumbica”. Estendendo a definição desse grande comunicador brasileiro, podemos afirmar que “quem não estiver disponível para comunicação on-line estará isolado do mercado”.

Esse modelo gera o risco de nos tornarmos uma sociedade cronicamente privada de descanso, uma “sociedade 24 por 7”, isto é, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Uma sociedade que não nunca para, principalmente nas grandes cidades. Sociedade que almeja realizar mais um curso, terminar mais um trabalho e tudo o mais que conseguirmos encaixar em nosso dia; e quem paga por tudo isso é a vida em sua plenitude, nos pequenos gestos e ações que relegamos a último plano.

Por que simplesmente não vamos dormir e deixamos as tarefas para o dia seguinte? Por que não deixamos de responder a 200 recados em nossos sites de relacionamentos e trocamos um ou duas horas de boa conversa com um verdadeiro amigo, olho no olho, sentindo verdadeiramente a vida como ela é? O motivo é simples. Estamos nos transformando de seres sociais para indivíduos onlines, por vezes privado do real valor existencial. Com esse comportamento intimista, por vezes individualista, será muito difícil vivenciar a salutar ideia apregoada por Domenico di Masi em seu ócio criativo. Teremos tempo; mas será muito mal empregado.