O surgimento do Ser Vivo


PorAnônimo- Postado em 09 abril 2010

Segundo Maturana, somente quando, na história da Terra, ocorreram as condições para a formação de moléculas orgânicas é que foi possível a existência de seres vivos.
Os pesquisadores classificaram os agrupamentos moleculares como os primeiros seres vivos, fósseis, que ainda hoje existem: as bactérias e as algas.
Como saber quando um ser é vivo?
Essa pergunta me inquietou...
Ao longo da história da biologia, foram propostos muitos critérios e todos eles sem uma completa exatidão. Por exemplo, alguns propuseram que o critério fosse a composição química, ou a capacidade de movimento, ou a reprodução e ou alguma combinação desses critérios.
Dentro dessa idéia, o autor sugere que seres vivos se caracterizam por-literalmente se produzirem de modo contínuo a si próprios, e define essa organização como organização auto-poiética.
Quando fiz a leitura do texto de Maturana, muitos questionamentos surgiram, entre eles a composição, o surgimento e à transformação de um reino que não tem a organização autopoiética.
E então, para polemizar coloco minhas dúvidas, pois ciência se constrói com perguntas.
Nesta classificação dos seres vivos, o reino mineral não seria um ser vivo, como o reino vegetal, animal e o ser humano, mas podemos afirmar realmente isso?
Que classificação poderia ter o reino mineral, sendo que historicamente surge antes do humano?

Maturana,Humberto R.
A árvore do conhecimento:as bases biológicas da compreensão humana/Humberto R. Maturana e Francisco J.Varela;tradução: Humberto Mariotti e Lia Diskin; ilustração:Carolina Vial, Eduardo Osorio, Francisco Olivares e Marcelo Maturana Montañez - São Paulo: Palas Athena, 2001
Cap.II A Organização do Ser Vivo p.(44-51)