Lucros à Distância


PorAnônimo- Postado em 29 abril 2009

As novas visões de mundo, oriundas do conceito "sociedade em rede", cunhado por Castells, têm fomentado a criação de diferentes formas de trabalho, agora não mais restritas às limitações do espaço físico dos empregadores, mas ditribuidas pelos mais variados locais. O ponto fundamental se consiste em garantir a produtividade e assegurar o lucro. Enquanto cumpridas essas exigências, pode-se contratar trabalhadores em deslocamento, especializados em força de venda externa, ou mesmo para atividades "home-office", visto que "o capital é global, mas o trabalho é local", como também afirma Castells.
Tal conceito chama-se "teletrabalho", já amplamente utilizado em países de nível tecnológico, informacional e econômico altos. As vantagens mostram-se atraentes para ambos empregados e empregadores. Tem-se, de um lado, a economia dos gastos de transporte diário, assim como do próprio tempo do empregado, sendo este capaz, então, de aumentar sua própria produtividade. Para as empresas, por sua vez, é mais rentável "pagar a eles [empregados] a diferença economizada do que ter de aumentar os salários de tempos em tempos".
É uma alternativa que tem sido muito bem recebida pelas atuais empresas (sobretudo as transacionais) e que aparece, agora, como forte tendência ao processo empregatício também no Brasil.

Fonte: http://www.financialweb.com.br/noticias/index.asp?cod=53058