Lei e Literatura


PorAnônimo- Postado em 28 setembro 2010

O movimento da lei e da literatura foca-se na conexão interdisciplinar entre direito e literatura. Este campo tem raízes em dois acontecimentos importantes na história intelectual do direito - em primeiro lugar, as dúvidas crescentes sobre se o direito isoladamente é uma fonte de valor e significado, ou se deve ser conectada a uma grande mostra cultural ou filosófica ou a um contexto sócio-científico para ganhar valor e significado; e, segundo, o foco crescente na mutabilidade do significado em todos os textos, sejam literários ou jurídicos. Aqueles que trabalham em um campo de tensão ou no outro das duas perspectivas complementares: a lei em literatura (compreendendo as questões duradouras como elas são exploradas em grandes textos literários) e o direito como literatura (compreensão de textos legais tendo por referência os métodos de interpretação literária, análise e crítica).

Esse movimento é amplo e de potenciais implicações profundas no que diz respeito aos métodos de ensino futuro, bolsas, e interpretações de textos jurídicos. Combinando a capacidade da literatura de fornecer uma visão única sobre a condição humana, por meio de texto com o quadro legal que regula as experiências humanas, na realidade, dá um judiciário democrático uma abordagem nova e dinâmica para atingir os objectivos de proporcionar uma sociedade justa e moral. É necessário, no pensamento prático e na discussão sobre o uso da retórica jurídica, para compreender o papel do texto na definição de experiência humana.

Através da aplicação da doutrina literária à escrita legal, o movimento permite que as leis sejam mais facilmente interpretados e as decisões judiciais a serem mais eficazmente transmitidas. Fornecer clareza de expressão pode permitir aos cidadãos, profissionais do direito, juízes, políticos e vários filósofos legais que mantenham uma sociedade democrática funcionando tão idealmente quanto possível. Através da aplicação de padrões literários de documentos legais, torna-se mais fácil de acomodar casos especiais, e fugir ao despotismo e movimentos opressivos desde que o elemento humano torna-se reunido com o mecanismo pelo qual regulamos as nossas vidas. Em suma, o movimento dá esperança a um sistema legal que pode precisar de um choque de humanidade.

Para conferir o texto integral, visite o endereço http://en.wikipedia.org/wiki/Law_and_literature, onde é possível encontrar a história do movimento e maiores esclarecimentos sobre "lei na literatura" e "lei como literatura".

Boa Leitura

----------------------------------------------------X-------------------------------