Human-computer interaction


PorAnônimo- Postado em 30 setembro 2010

Interação Homem-Computador
Interação homem-computador é uma área multidisciplinar que envolve as áreas de Ciência da Computação, Psicologia, Fatores Humanos, Linguística, dentre outras. Não é uma disciplina essencialmente voltada para o estudo de computação ou do ser humano, mas para a comunicação entre estas duas entidades. O conhecimento sobre o limite das ações humanas e da tecnologia devem ser ponderados para oferecer ao usuário um meio adequado através do qual eles podem interagir com os computadores.
Interação homem-computador é tudo que ocorre entre o ser humano e um computador utilizado para realizar algumas tarefas, simples ou complexas. Essa comunicação acontece através da Interface do programa que é o software responsável por mapear ações do usuário em solicitações de processamento ao sistema (aplicação), bem como apresentar os resultados produzidos pelo sistema.
A habilidade do usuário no processo de obtenção de uma informação de um sistema interativo envolve três dos seus sentidos: a visão, a audição e o tato. A maioria das interações homem-computador ocorre através da visão. Os usuários processam e interpretam a informação visual para, a partir dos seus modelos mentais, extrair o conhecimento. Ela visa envolver todos os sentidos na comunicação com a interface do programa, para que a interação homem-computador seja tão natural e poderosa quanto interação homem-homem.