Governo brasileiro tem diretoria de segurança da informação


PorAnônimo- Postado em 17 agosto 2009

Aírton José Ruschel
.
O diretor do DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES do governo brasileiro, Raphael Mandarino Jr, em entrevista a Vitor Cavalcanti da IT News, afirma que avalia cerca de 200 famílias de malware por mês. Conforme Mandarino administrar a segurança da rede de uma grande empresa não é algo fácil. Requer investimentos, atenção e pessoal especializado. Imagine, então, ter sob sua responsabilidade dados de 39 ministérios e seis mil órgãos federais, onde estão alocados 900 mil servidores públicos. Sem contar 320 grandes redes e sistemas por onde trafegam informações ultraconfidenciais envolvendo outros países.
.
Para o diretor, as ações promovidas pelo governo precisam envolver a sociedade como um todo - empresas e pessoas físicas - já que pontos mal configurados podem gerar possibilidade de ataque. Além do técnicos em TI, fazem parte da equipe funcionários da Polícia Federal, agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Procuradores da República. Para saber se tudo anda bem na rede, ele possui um centro de análise para monitoramento do tráfego e agentes robôs que andam pelas redes.
.
O curso de Informática Jurídica do curso de Direito da UFSC tratou, entre outras questões que envolvem o governo eletrônico, também da segurança da rede. As postagens dos alunos podem ser vistas nas tags infocrime e segurança.