As ferramentas de TI no futuro do entretenimento no mundo

PorAnônimo- Postado em 01 maio 2009

Operações que antes exigiam contato face a face, por telefone, fax ou telex, hoje podem ser feitas virtualmente via Internet, por exemplo, e as respostas e/ou confirmações são obtidas em questões de minutos, independentemente da parte do planeta em que as pessoas se encontrem. A convergência possibilitada pelos avanços tecnológicos tem contribuído para que diferentes mídias “conversem” – é possível assistir a emissora preferida de televisão pelo computador pessoal e com a televisão digital será possível trocar e-mails, comprar produtos on-line etc. Existem ainda outros importantes fatores a serem considerados: a interatividade – possibilitando maior aproximação com os objetos de interesse; a atemporalidade – não será necessário restringir-se aos horários comerciais e fusos horários (que precisam ser observados nas transações comerciais), e a portabilidade – possibilidade de carregar e acessar em qualquer lugar, como os games eletrônicos e aparelhos que funcionam com tecnologia wireless.
Na civilização industrial o tempo liberado ao trabalho se contorna com nitidez e o tempo social aparece em parcelas diferenciadas pelo tipo das atividades desenvolvidas em cada uma delas. O tempo social não é oposto ao tempo individual – um encontra-se ajustado no outro. A conquista de mais tempo livre depende de mais investimentos em tecnologia, melhor atuação dos sindicatos, maior quantidade de informações acessíveis a todos os níveis (comunicação de massa), redução do tempo de trabalho e valorização do tempo de lazer após o trabalho profissional, escolar ou doméstico.

Podemos observar, que a informatização esta presente em todos os momentos da vida privada da sociedade, tudo que fazemos durante dia-a-dia esta ligada a informática. A tecnologia desenvolve tecnologia e isso não tem fim, por isso que a cada dia a tecnologia se avança muito mais rapidamente, e assim a tecnologia na sociedade da informação vai se transformando e tem como forte componente agregador o processo de globalização e a eliminação de fronteiras dos meios de comunicação.