Fenômenos Sociais e Comunicação (A Árvore do Conhecimento - Capítulo VIII - Maturana e Varela)


PorHelder F Cardoso- Postado em 03 abril 2011

Os fenômenos de terceira ordem ocorrem entre as várias especies dotadas de sistema nervoso que habitam o planeta. Este fenômeno é o resultado do acoplamento entre indivíduos de terceira ordem, gerando um novo indivíduo que agrega em sua estrutura um caráter recorrente como resultado desse acoplamento.

 

A forma como ocorrem os acoplamentos varia muito de acordo com as particularidades de cada grupo de unidades. O tamanho e a complexidade do sistema nervoso é particularmente responsável pela forma de acoplamento das unidades, sua ontogenia individual e principalmente as interações que formam essas unidades de terceira ordem.

 

Os fenômenos sociais são o resultado do acoplamento estrutural entre os indivíduos, que agregam em sua estrutura um carácter proveniente desses relacionamento, sem alterar suas próprias características e individualidade.

Os fenômenos sociais não são restritos apenas a interação unidade a unidade, mas sim de unidade a múltiplas unidades como observamos nos caso dos insetos sociais.

 

O acoplamento, refere-se a dois indivíduos para gerar um terceiro ou, de uma unidade para com o meio ou sociedade. Nesses casos, o indivíduo tem sua estrutura interna alterada agregando valores para sua sobrevivência através dos relacionamento estabelecidos, no entanto suas características são inalteradas.

 

O resultado desses relacionamentos nos diferentes grupos é entendido como comunicação, a qual ocorre através de comportamentos coordenados entre os membros de unidades sociais, distinguindo-se formas filogenéticas e ontogenéticas de comunicação, sendo que não resulta de um mecanismo distinto dos demais, a comunicação ocorre dentro do domínio do acoplamento social.