Estudo da Symantec mostra que 33% das pequenas e médias empresas já registraram falhas de segurança


PorAnônimo- Postado em 09 junho 2009

A mais recente pesquisa sobre segurança da informação entre as pequenas e médias empresas (PMEs) no país, divulgada pela Symantec mostra que 33% das PMEs já registraram algum tipo de falha de segurança. Aproximadamente 27% causadas pelos próprios funcionários ou ex-funcionários.
A maior preocupação das PMEs no Brasil é com vírus e códigos maliciosos em geral. Mas mesmo com a grande quantidade de programas antivírus gratuitos disponíveis no mercado, 29% das companhias não têm sequer um antivírus. Os maus procedimentos internos de segurança são responsáveis por aproximadamente 22% dos problemas.
Num experimento, a Symantec conectou a internet um computador sem qualquer proteção antivírus e em menos de dez minutos, a máquina foi contaminada, alertando sobre o risco para empresas.
Por outro lado, 46% do vazamento de informações confidenciais das empresas ocorrem pelo furto ou perda laptops ou smartphones.
O diretor-geral da Symantec no Brasil, Wagner Tadeu, adverte que altos funcionários do setor público não costumam tomar o cuidado necessário para manter a saúde das redes.
Foi constatado que 32% das empresas pesquisadas não têm ninguém devidamente qualificado para a tecnologia da informação e 37% dos empresários que participaram da pesquisa da Symantec, alegam falta de recurso para investir neste ano.