Especializações a distância crescem e são bem vistas no mercado de trabalho

PorAnônimo- Postado em 20 setembro 2010

"A distância, e até mesmo o tempo, não são mais problemas". É assim que se inicia uma reportagem do jonral Gazeta do Povo a respeito das especializações e cursos feitos através do sistema de ensino a distância, com aulas não presenciais, e sobre o espaço que estas pessoas vêm encontrando no mercado de trabalho. Essa modalidade de ensino está crescendo no Brasil inteiro, facilitando e muito a vida de milhares de pessoas que não podem conciliar todos os afazeres diários, mais uma faculdade ou curso técnico presencial.
Hoje temos, através deste ensino, além da graduação, cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) e Strictu Sensu (mestrados e doutorados), sendo que, para efeitos de lei, os certificados do EAD ("modalidade educacional na qual a mediação do processo de ensino se dápor meio de tecnologias de informação e comunicação") e de cursos presenciais se equivalem, não havendo distinção entre ambos. Incrivelmente, a região sul é destaque no número de alunos, representando 33% do total.
As tecnologias e a evolução rápida desta promovendo a informação e o conhecimento é fantasticamente aproveitada por partes das empresas, pois estas procuram profissionais qualificados, que estejam sempre se informando e aperfeiçoando-se.
"Existem excelentes instituições de ensino que fornecem conteúdo de qualidade e cursos formatados por renomados professores" diz Sérgio Cesarino, diretor executivo do Grupo Catho, de Curitiba. Ele completa também, que atualmente um bom curso não presencial é o escolhido dentre outros cursos administrados por outras escolas poucos renomadas. Ou seja, o ensino a distância vem ganhando o devido reconhecimento, e ao mesmo tempo, derrubando alguns preconceitos.
Dentro das empresas ainda, vem crescendo o pensamento de que muitas vezes esses cursos do EAD acabam sendo muito mais exigentes do que os cursos presenciais, uma vez que exigem disciplina, responsabilidade e atenção, qualidades essas muito procuradas nos profissinionais que desejam contratar.

FONTE: Gazeta do Povo - http://www.gazetadopovo.com.br/

Comentário:

A aceitação de uma sociedade passando po mudanças é inevitável. Devemos, além de nos conformar com essas mudanças, mudar e nos adaptar. se fizermos uma análise histórica das relações de produçãoe de trabalho, veremos que há sempre algo sendo aperfeiçoado de acordo com os objetivos a serem alcançados em cada momento. Sempre foi assim.
os objetivos firmados vão a encontro daquele velho pensamento de produzir mais em menos tempo, mas podemos utilizar essas tecnologias de forma a nos beneficiar também. Podemos diminuir o estresse do movimento repetitivo, algumas vezes com robôs, outras com máquinas, ou com programações feitas previamente em um computador que comanda a produção. Há possibilidade também de pesquisas mais avançadas, ou acesso a documentos necessários para determinada questão. Só teremos que prestas atenção em nosso postura, e em alguns valores, que não poderão mudar.
Por que não utilizar as redes e novas tecnologias a nosso favor? Por que deixar de fazer uma graduação ou uma pós graduação por falta de tempo?
O ensino a distância está levando para milhares de pessoas a oportunidade de estudar, de graduar-se, preparando-os melhor para o mercado de trabalho, uma vez que este necessita de pessoas cada vez mais capacitadas em areás cada vez mais específicas. Essa chance que muitos estão tendo pode ser a única maniera de que isto ocorra para grande parte deles, uma vez que essas pessoas estão tendo uma maior aceitação no mercado de trabalho a cada dia que passa.
Estamos descentralizando o ensino, compartilhando o conhecimento e a informação.

Bruna Santos Moriggi