E-Business


PorAnônimo- Postado em 29 setembro 2010

O termo e-business vem do inglês Electronic Business e pode ser traduzido por negócio eletrônico.

Muitas vezes esse e-business é confundido com o termo e-commerce ou comércio eletrônico. Essas palavras são chamadas de buzzwords e são rótulos que foram dados a certas atividades no mundo dos negócios na Internet.

É importante ressaltar, porém, que e-commerce é diferente de e-business. O negócio eletrônico é um negócio feito pela internet, mas que não necessariamente envolva uma transação comercial. Ou ainda, a integração de diversas atividades organizacionais através do auxílio de sistemas de informação. Pode-se dizer que o comércio eletrônico é uma das áreas que faz parte do negócio eletrônico, assim como o e-service também.

Já o comércio eletrônico é a realização de vendas pela internet, sejam elas realizadas entre uma empresa e outra (B2B – Business To Business), ou entre uma empresa e um cliente (B2C – Business To Consumer). Em outras palavras, o conjunto de atividades comerciais que acontecem online.

O negócio eletrônico engloba tanto contatos diretos com consumidores e fornecedores como também análises de mercado, de investimentos, busca de informações sobre o macro-ambiente, pesquisa de mercados, processos de negócios, gerência de cadeia de provisão e compra eletrônica, processamento de ordens eletronicamente, manejo de serviço de cliente, e cooperação com parceiros de negócios.

A estratégia de negócio eletrônico em uma empresa deve iniciar-se com um profundo conhecimento do negócio que se irá iniciar ou alterar. A primeira reflexão deverá incidir sobre o que se pretende com o novo negócio ou o que sustenta o atual modelo de negócio que é necessário reformular.

A implementação de uma solução desse tipo pode significar grandes benefícios para as organizações, uma vez que permite a integração e troca de informações de todas as áreas da empresa de uma forma rápida, fácil e transparente, uma vez que a informação é base para as tomadas de decisões.

O negócio eletrônico mostra-se vantajoso às empresas por reduzir estoques, diminuir custos, permitir prazos de produção mais curtos, aumentar os canais de comercialização / distribuição, alargar o mercado alvo e potencial da organização, etc.

Fontes: http://www.brasilescola.com/informatica/ebusiness.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/E-business

http://www.e-commerce.org.br/artigos/ecommerce_ebusiness.php