Democracy in the Digital communication environment processes (sugestao de leitura)
Resumo do artigo discutido em nossa reuniao de hoje (2/12, presentes o professor Aires, Kinn, Thábata, Elenice e Lahis)
Esse artigo vai na contramão da literatura sobre participação digital. Enquanto a maioria dos artigos trabalha o controle sob a ótica de formas de democacria derivadas, este artigo observa os diferentes níveis de monitoramento que a sociedade pode se inserir.
É um artigo introdutório, mas que trabalha modelos conceituais de monitoramento, começando com o modelo de monitoramento governamental (em que o próprio governo controla suas ações) e analisando os modelos compartilhados (como as parceirias público-privadas) e os modelos de monitoramento civil, criando quadros para distingui-los e mostrando como a interner influenciou nesses processos, com o surgimento do que os autore chamam de movintos extra representativos; ou seja, monitoramentos que não o feito pelo próprio governo, coml os já citados.
Referência: FEENSTRA, Ramón, A.; CASERO-RIPOLLÉS, Andreu. Democracy in the Digital communication environment processes: a typology proposal of political monitoring processes. In: International Journal of Communication: v. 8, p. 21, sep. 2014. ISSN n. 1932-8032. Disponível em: <http://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/2815/1225>. Acesso em: 2 dez. 2015.
Anexo | Tamanho |
---|---|
2815-12829-1-pb.pdf | 336.47 KB |
- Blog de thabta
- Se logue para poder enviar comentários
- 2847 leituras
-
O que mais me interessou no texto foi ele concluir pela importância chave, quase que literal, de se estudar monitoramento governamental e compartilhado, afirmando que o primeiro seria chave para os outros.
Bem no final do texto, dá a entender que teria uma continuidade a pesquisa, porque falam que teria de ter mais elementos pra ser possível uma análise empírica do assunto.
Nesse sentido, minha contribuição é que dando uma pesquisada rápida encontrei vários títulos de um dos autores do artigo sobre essa temática de monitoramento, política e mídias, o que não deu tempo de fazer foi verificar se tem pesquisa empírica em algum dos trabalhos - segue o link para o google scholar dele: https://scholar.google.es/citations?user=yAVU6RUAAAAJ&hl=es
Lahis Pasquali Kurtz
Mestra em Direito