Cap. 3 - História Reprodução e hereditariedade -


PorAnônimo- Postado em 15 abril 2011

Parte 2 - Reprodução

O fenômeno da reprodução geralmente ocorre quando uma unidade, mediante determinado processo, dá origem a outra da mesma classe, que um observador pode reconhecer como possuidora da mesma organização que a original.

Duas condições básicas: a unidade original e o processo que a reproduz.

No entanto, estamos dizendo simplesmente que, a reprodução não pode ser parte da organização do ser vivo porque, para que algo se reproduza, é preciso que antes seja uma unidade e tenha uma organização que o defina.

Modos de gerar unidades

Réplica: Falamos de réplica (ou, às vezes, de produção) quando temos um mecanismo que, ao operar, pode gerar repetidas unidades da mesma classe.

o principal no fenômeno da réplica é que o mecanismo de produção e o produto são sistemas operacionalmente distintos - o mecanismo de produção gera elementos independentes dele próprio. Como consequência de como a réplica ocorre, as unidades produzidas são historicamente independentes umas das outras.

Resumindo, as unidades produzidas por réplicas não constituem um sistema histórico entre si.

Cópia:Falamos de cópia sempre que temos uma unidade modelo e um procedimento de projeção para gerar uma unidade idêntica.

Reprodução:Falamos de reprodução quando uma unidade sofre uma fratura que resulta em duas unidades da mesma classe.

Para que á fratura de uma determinada unidade resulte no fenômeno da reprodução, a estrutura da unidade deve se organizar de modo distribuído e não-compartimentalizado.

o central no processo de reprodução (diferente da réplica ou da cópia) é que tudo acontece na unidade como parte dela mesma, e não há separação entre o sistema reprodutor e o sistema reproduzido.