Basta publicar na Internet?


PorAnônimo- Postado em 23 abril 2009

Aírton José Ruschel
.
Percebemos que publicar prestações de contas na Internet virou moda no Brasil. Mas a exemplo do caso das passagens aéreas da Câmara Federal e do Senado brasileiros, isto só ocorre após a imprensa denunciar.
Mas onde está o E-gov e seus instrumentos de transparência e melhoria da gestão? Então, não basta divulgar listas na Internet.
Dentro do contexto do Governo eletrônico é necessário o uso intensivo das TICs, das ténicas de EGC (Engenharia e Gestão do Conhecimento) e de um sistema de gestão por indicadores que colete dados, avalie, gerencie, faça projeções (baseado na tendência do banco de dados e outras variáveis sazionais), cruze os indicadores. O resultado são informações gerenciais mais certificadas, não só para o entendimento do contribuinte, mas também para os próprios gestores dos subsistemas governamentais.
A publicidade e a transparência dos atos públicos são inclusive uma questão legal. Neste sentido, os Observatórios estão tentando exercer papel importante no novo modelo científico de fiscalizar os órgãos públicos.