Análise de site governamental: Ministério do Meio Ambiente

PorAnônimo- Postado em 14 novembro 2010

O site analisado foi o do Ministério do Meio Ambiente (http://www.mma.gov.br). Na página inicial é apresentado um menu que possibilita ao usuário se direcionar à seção correspondente a cada uma das secretarias do Ministério: Secretaria executiva, Biodiversidade e florestas, Recursos hídricos e ambiente urbano, Mudanças climáticas e qualidade ambiental, Extrativismo e desenvolvimento rural sustentável e Articulação institucional e cidadania ambiental. Em cada uma das seções são exibidas informações acerca da composição da respectiva secretaria, além de editais e legislação de interesse.

Quanto aos serviços, o site tem características essencialmente informativas: na página inicial apresentam-se notícias e destaques recentes concernentes ao Ministério. Há também a indicação, com links, dos órgãos vinculados ao Ministério, como o Instituto Chico Mendes, Serviço Florestal Brasileiro, Agência Nacional de Águas, IBAMA e Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Ainda, disponibilizam-se dados sobre prestação de contas, de modo a atender as diretrizes governamentais referentes à transparência e publicidade da admninistração pública.

Em relação à acessibilidade, é facultado ao usuário o ajuste de tamanho de fonte e contraste, além da opção de exibir a página em no idioma inglês. O conteúdo está bem estruturado em um layout simples e de fácil entendimento. Destaca-se também a existência de um Mapa do Sítio, em que se facilita ao usuário a localização dos dados disponibilizados no portal. Contudo, não há, no portal, o selo de aprovação da Acessibilidade Brasil.