Análise de site governamental: Ministério da Educação

PorAnônimo- Postado em 14 novembro 2010

O site analisado foi o do Ministerio da Educação (http://portal.mec.gov.br).
Em razão da recente realização do ENEM, ao acessar o endereço principal, é facultado ao usuário optar entre o acesso ao portal ou ir diretamente à seção específica referente ao Exame.

No Portal do Ministério da Educação é possível escolher um perfil de acesso para o site, conforme as características do usuário: Professores e Diretores, Estudantes, Pais e Familiares, Governo, Imprensa e Fornecedores. Assim, prioriza-se a exibição das informações e tópicos que melhor se adequem aos interesses do usuário. É também facultado ao usuário o cadastramento no site, que, sendo realizado, permite, entre outras opções, "acessar apenas seus conteúdos favoritos, adicionar comentários às páginas, definir prioridades de busca".

Acerca dos serviços oferecidos, o portal tem caráter predominantemente informativo: são prestadas informações, por exemplo, sobre estatísticas, programas e ações, concursos e seleções. Há tambem a disponibilização de informações relativas à prestação de contas, o que confere ao portal a qualidade de atender aos princípios de publicidade e transparência da administração pública.

Quanto à acessibilidade, é proporcionado o ajuste do tamanho da fonte e contraste exibidos. Embora o site contenha muita informação e muitos menus, o conteúdo se apresenta num layout bem organizado e distribuído, de modo a não representar dificuldades de acesso. Além disso, o Portal do MEC tem o selo de aprovação da Acessibilidade Brasil, que leva em conta, entre outros aspectos, a apresentação da informação em formatos alternativos.