Acesso a serviços públicos pela internet gera economia para 34% dos paulistas


PorAnônimo- Postado em 09 novembro 2009

Segundo pesquisa, cidadão paulista também acredita que o acesso por meio da web gera economia de tempo


SÃO PAULO - O acesso aos serviços públicos por meio da internet gera economia de tempo e de dinheiro para 43% e 34% dos paulistas, respectivamente.

A informação consta da sexta edição da Ponline, pesquisa realizada anualmente para traçar o perfil do usuário do programa de inclusão digital do governo do estado de São Paulo.

Segundo o estudo, na avaliação de 44% dos entrevistados, o governo eletrônico é um meio de aproximar a administração pública do cidadão. Além disso, 24% acreditam que o sistema aumenta a transparência das ações do governo e outros 16% percebem a ferramenta como uma forma de combater a corrupção.

E-gov

No geral, ainda conforme apurado pelo levantamento, cerca de 74% das pessoas de todo o estado já utilizaram os serviços públicos eletrônicos. Percentual três vezes maior que a média brasileira.

A média de satisfação é de 90%, sendo que para os entrevistados as ferramentas mais eficientes de comunicação dos órgãos públicos são o e-mail, com 50% das indicações, e as redes sociais, especialmente na avaliação dos mais jovens. Entre eles, 26% gostariam de receber recados por este meio eletrônico.


Fonte: http://dinheiro.br.msn.com/financaspessoais/noticia.aspx?cp-documentid=22325906

COMENTÁRIO


A pesquisa comprova, através de números, a efetividade trazida pelo governo eletrônico. Apesar de incluir gastos, o processo de construção do governo eletrônico é extremamente compensatório, uma vez que traz inúmeros benefícios para a população como um todo, permitindo o acesso às informações e serviços necessários com agilidade e comodidade, integrando a sociedade e a gestão pública e tornando esta mais transparente, mais próxima dos governados. O objetivo do governo eletrônico é justamente a universalização dos serviços, e a pesquisa mostra que a população paulistana utiliza e aprova o e-gov, já que além de prático, gera economia de tempo e dinheiro, além de entender que o governo eletrônico é um meio efetivo de aproximar a administração pública do cidadão. A universalização dos serviços, porém, depende diretamente da inclusão digital, já que sem acesso, não há como a população usufruir dos benefícios do governo eletrônico. Desta forma, programas governamentais de inclusão digital são indispensáveis para uma maior efetividade do governo eletrônico. Projetos como o conhecido “Acessa SP” desenvolvido em Votuporanga, São Paulo, que disponibiliza computadores à população, inclusive com máquinas exclusivas para acessar o governo eletrônico, são essenciais e servem de exemplo para todo o Poder Executivo do país. A satisfação advinda do governo eletrônico só será plena com o efetivo cumprimento de sua finalidade, ou seja, a real universalização dos serviços.


Postado por: Camila Maria de Souza Oliveira