Resumo do Artigo “Observatório de governo eletrônico para estudantes de graduação em direito” de Fernando Galindo Ayuda, José Renato Gaziero Cella e Aires José Rover, resumido por Giovani Ecco.

Porgiovaniecco- Postado em 28 novembro 2012

Resumo de Artigo: “Observatório de governo eletrônico para estudantes de graduação em direito” de Fernando Galindo Ayuda, José Renato Gaziero Cella e Aires José Rover, resumido por Giovani Ecco.

CELLA, José Renato Graziero; AYUDA, Fernando Galindo; ROVER, Aires José; Observatório de governo eletrônico para estudantes de graduação em direito. In Pilar Lasala Calleja (ed.) La Administración Electrónica como Herramienta de Inclusión Digital, LEFIS Series 13, Zaragoza: Prensas Universitaria de Zaragoza, 2011.

O artigo analisado promoveu uma breve análise acerca do projeto denominado Observatório EGOBS, liderado pela Rede Jurídica para a Sociedade da Informação (LEFIS). O referido projeto tem como objeto de seu estudo as realizações do chamado governo eletrônico, o qual consiste na prestação de serviços administrativos à sociedade por parte do Estado, através das novas tecnologias, sobretudo a Internet.

O foco principal do estudo promovido pelos autores foi a relação entre as TIC (Tecnologias de Informação e da Comunicação) e o Ensino Superior. Nesse sentido, fez uma breve abordagem histórica no que tange à Universidade. Posteriormente, partiu-se para a caracterização das figuras dos docentes e dos discentes na atualidade e de que formas tais personagens têm se posicionado frente às novas demandas da Sociedade da Informação. Averiguou-se que ao receber o grande contingente de informações disponíveis, o estudante transformou-se num “gerenciador” de conhecimento. Já os professores cumpririam um papel de gerenciar projetos .

Em seguida, os autores ressaltaram a função das universidades como responsáveis pela formação social e técnicas dos estudantes. Nesse ponto, foi destacada a forte presença do aspecto mercadológico no meio universitário, “assim têm-se fortes vínculos entre o saber e o mundo empresarial concorrencial” (p.514)”. Prosseguiu-se o estudo com os desafios enfrentados pelos docentes com o uso das TIC, destacando-se que “a docência pede conhecimentos e competências de alto nível em vários domínios (p.515)”. É preciso, também, atentar para a questão da propriedade intelectual, a fim de coibir práticas como o plágio.

Por fim, fez-se uma análise das atividade do grupo de pesquisa EGOBS como um exemplo na área de mapeamento de governo eletrônico em cursos graduação em Direito. Suas atividades se dão por meio do portal http://www.egov.ufsc.br/portal/. Destaca-se a análise de sítios de governo eletrônico promovida por referido grupo no segundo semestre de 2010, a partir de um questionário que englobou “elementos chaves do ambiente político, social e legal (p.520)”.