Inteligência Artificial - Uma perspectiva Legal (Debate realizado na Universidade de Stanford)

PorThiago Ferauche- Postado em 09 novembro 2011

O CIS (Center of Internet and Society) situado na Stanford Law School, que faz parte do programa Law and Technology, promoveu em outubro um debate sobre Inteligência Artificial e quais os seus impactos na sociedade sobe uma perspectiva jurídica do assunto.

A discussão ficou centrada principalmente na utilização de IA dentro da área de robótica, dando ênfase na utilização de carros com pilotos automáticos, guiados através de software com IA. Por exemplo no caso de uma colisão desses carros, quem seria o responsável legal? O forte uso de técnicas de IA em armas bélicas, e a utilização e domínio dessa tecnologia por poucos países também foi objeto de discussão, levantando-se a hipótese do domínio dos países que não detém tal tecnologia. A idéia de considerar um robô com IA como um indivíduo gerou também a discussão de quais as capacidades mínimas que a IA deve prover para considerar o robô ou dispositivo como um indivíduo.

Abaixo segue o vídeo do debate disponibilizado pela própria CIS no Youtube.