>>acesse o e-STJ [2]
Veja como funciona o serviço eletronico do STJ que dá acesso aos advogados e entes públicos.
Somente advogados e representantes de entes públicos podem utilizar os serviços disponíveis no e-STJ. A tela abaixo mostra essas opções de acesso.
Advogados:
Se você escolher a opção "Advogado", será necessário ter um certificado digital (ver tópico abaixo) e autenticá-lo a cada nova sessão. Esse procedimento garante a segurança da operação realizada, identificando a origem e a integralidade dos documentos que são transferidos eletronicamente.
Você pode obter mais informações sobre o assunto na página “O que é certificação digital e como obtê-la [3]”.
Representantes de entes públicos:
Se você escolher a opção "Ente Público", disporá de duas opções de acesso: via certificado digital (ver tópico abaixo) e via login e senha. Em ambos os casos, deverá estar cadastrado como representante de órgão público junto ao STJ para utilizar a ferramenta.
Veja mais informações sobre o assunto em Cadastro de representantes de entes públicos [4].
Acesso via certificado digital (advogados e entes públicos):
Se você já possui certificação digital instalada no seu computador, está apto a efetuar a "Autenticação". Essa operação está disponível na página inicial do e-STJ. Para acessá-la, basta clicar em “Início”, no menu localizado à esquerda da tela.
A página inicial do e-STJ (ver tela 1) traz um breve texto de apresentação dos serviços e dois botões em destaque:
• “Autenticar”, para você autenticar seu certificado;
Antes de escolher uma dessas duas opções, insira seu cartão inteligente na leitora de cartões ou otoken na entrada USB de seu computador. Depois, clique no botão desejado.
Se esta é a primeira vez que você utiliza algum serviço do e-STJ, clique no botão “Configurar” para escolher um certificado padrão. Com isso, você não precisará selecionar novamente o certificado toda vez que acessar o sistema.
Atenção! Somente os certificados ICP-Brasil serão aceitos pelo STJ.
Se você já configurou o certificado padrão, clique no botão “Autenticar”. O sistema, então, irá reconhecer a presença da certificação e apresentar uma tela para você digitar o seu código PIN (ver tela 2). Trata-se de uma senha de acesso à chave privada do certificado digital que assegura que o seu dono é realmente quem o está utilizando naquele acesso.
Digite o número do PIN. Se não houver registro prévio de seus dados no sistema, você será direcionado para a tela de cadastro (ver tela 3). Se já for cadastrado, porém, obterá uma mensagem de que sua autenticação foi realizada com sucesso. Agora, é só escolher um serviço no menu à esquerda da tela e realizar o procedimento desejado.
>>acesse o e-STJ [5]