Lições do Jogo da Cerveja
O autor Peter Senge utiliza um experimento de laboratório chamado "O jogo da Cerveja". Cria um microcosmo controlado de como as organizações privadas em busca de lucro funcionam e generaliza este processo para diversas organizações sociais.
O jogo da cerveja
- um sistema de produção/distribuição de uma marca de cerveja
- objetivo: gerenciamento para maximização de lucro
- três personagens: varejista, atacadista, diretor de marketing
A partir do jogo, o autor define algumas lições que estruturam seu pensamento sistêmico:
1. A estrutura influencia o comportamento
2. A estrutura dos sistemas humanos é sutil
3. A alavancagem frequentemente vem de novas formas de pensar
O autor reflete que as pessoas buscam herois, personalizam as ações, mas segundo o jogo das cerveja não é relevante a ação individual, não existem culpados para o não funcionamento do sistema de distribuição de cerveja.
Segundo o autor pessoas em estruturas semelhantes geram o mesmo resultado qualitativo, portanto as causas do comportamento devem estar além dos indivíduos, devem estar na estrutura do jogo em si.
A estrutura influencia o comportamento
Segundo o autor: Quando colocados em um mesmo sistema as pessoas mesmo com diferentes perfis, tendem a produzir resultados semelhantes.
Historiadores não conseguem boas explicações.
ex. revolução e Napoleão
"A soma dos desejos individuais produziu tanto Napoleão quanto a revolução ".
Para o autor, as guerras não são causadas por generais e grandes líderes, e portanto devemos mudar o sujeito das nossas observações: "estudar os elementos homogêneos e infinitesimais pelos quais as massas são lideradas".
Estrutura sistêmica
Para o estudo destes elementos que lideram o pensamento é preciso compreender a estrutura sistêmica. O autor define a estrutira sistêmica como: Inter-relações mais importantes que influenciam o comportamento ao longo do tempo. Não são inter-relações entre pessoas, mas sim entre variáveis-chave, como população, recursos naturais e produção de alimentos em um país em desenvolvimento; ou as ideias dos engenheiros sobre um produto e o know-how técnico e gerencial em uma empresa de alta tecnologia.
Nós fazemos parte da estrutura - estrutura sutil - podemos modificar as estruturas dentro das quais operamos. Não nos damos conta desse poder.