VIII Prêmio e-GOV - GOVERNO ELETRÔNICO: PERSPECTIVAS DE NOVOS SERVIÇOS


PorAnônimo- Postado em 26 agosto 2009

GOVERNO ELETRÔNICO: PERSPECTIVAS DE NOVOS SERVIÇOS

No setor público, reconhecidamente, o bom uso da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) é, atualmente, o elemento-chave para a ampliação da governança em todos os níveis de governo, em especial, no que se refere a sua capacidade de resposta às demandas da sociedade. Ao incorporar soluções de TIC numa perspectiva crescente de aproximação com as demandas sociais, interoperabilidade e transparência, os governos ganham em agilidade quando da prestação de serviços e melhor automação de processos aprimorando a sua gestão.

Nesse contexto, a missão principal das Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação se traduz em tornar possível o sucesso de políticas que envolvam a aplicação de um Governo Eletrônico inserido em um conjunto de diretrizes que atuem em três dimensões principais: o cidadão, a gestão e a integração político-institucional do aparelho de estado.

Congregar estas instituições em um tom uníssono e perfeitamente afinado repercute a ação da ABEP e ratifica seu papel estratégico no Brasil. Nesse sentido, o SECOP 2009 - que está em sua 37ª edição - é um importante acontecimento para nossa nação e consolida a Pesquisa e Desenvolvimento associada a eficientes soluções de apoio à gestão governamental, serviço público e inovações institucionais para atendimento ao cidadão, tanto para o Estado da Bahia pela PRODEB, bem como no resto do país pelas demais entidades públicas.

O evento é uma oportunidade única no debate de diversos assuntos de interesse geral ligadas à gestão pública e TIC. Entretanto, mais que promover os órgãos, entidades e empresas públicas federais, estaduais e municipais, que tenham melhor desenvolvido e/ou implantado sistemas de governo eletrônico direcionados ao atendimento ao cidadão, à eficiência administrativa e provimento de informações sobre o governo, o SECOP representa, com o suporte das tecnologias de informação e comunicação, a expressão máxima de cidadania e compromisso público de todos os atores envolvidos na sua realização.

A PRODEB tem a honra de participar dessa empreitada na qualidade de organizadora local do evento juntamente com o Governo do Estado da Bahia, em especial, a Secretaria de Administração (SAEB) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI). Esta iniciativa, bem como a nossa intenção de criar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Governo Eletrônico nas instalações do futuro Parque Tecnológico (TecnoBahia), ora em planejamento, reafirmam nosso compromisso em dar o suporte tecnológico necessário para contribuir com as políticas de desenvolvimento da Bahia.

A Bahia, a PRODEB e a cidade de Salvador estão de braços abertos para recebê-los.

Elias de Oliveira Sampaio
Diretor Presidente da Prodeb

O Prêmio e-Gov foi criado em 2002, pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação - ABEP, e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Entregue anualmente, desde então, tem como objetivo reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico nas administrações públicas federais, estaduais e municipais, assim como divulgar as iniciativas que, com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, visem a modernizar a gestão pública em benefício do cidadão brasileiro.
Até hoje, mais de 70 trabalhos, oriundos de quase todos estados do Brasil, tiveram seu mérito reconhecido, através do prêmio ou de menções honrosas.
O VIII Prêmio Excelência em Governo Eletrônico será entregue no dia 7 de outubro de 2009, durante a solenidade de abertura do SECOP 2009.