Vazamento de dados e espionagem governamental


Porjoseaugustoribeiro- Postado em 18 junho 2013

http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/06/snowden-diz-que-nao-teria-julgamento-justo-nos-eua.shtml

O ex-agente da CIA, Snowden, revelou recentemente que o governo dos Estados Unidos da América mantinha parcerias com diferentes empresas de tecnologia da informação para repasse de informações dos usuários. Sob o pretexto de defesa contra futuras ameaças de terrorismo, entretanto foram violados diversos direitos fundamentais.

Mesmo frente a uma ameaça de grande potencial ofensivo como um atentado terrorista, nenhum governo é legitimado pelo seu povo para poder investigar a vida pessoal dos indivíduos da sociedade. E apesar de estar sofrendo diversas ameaças, o técnico da CIA inconformado com a violação de direitos se expôs e colocou o governo dos EUA em estado de crise.

O que mais salta aos olhos é que tal situação se deu justamente na terra das oportunidades e da liberdade. Este tipo de comportamento é esperado de regimes ditatoriais e afins, este fator foi determinante para levantar dúvidas sobre a democracia que exercemos hoje.

Após descobertos os esquemas de cooperação, países como Alemanha e França vislumbram um aumento de vendas dos seus serviços de “nuvem” de dados. Vendendo uma imagem de comportamento idôneo, diferentemente do governo americano, os países europeus recebem atenção neste novo mercado do ramo de TI.