Uma Verdade Inconveniente


PorJeison- Postado em 04 outubro 2012

Localização

Florianópolis
Brasil

 

                O documentário é apresentado pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos da América, o democrata Al Gore. A intenção da película é impactar, mostrar a realidade, causando um choque de desconforto aos ouvintes da palestra e aos espectadores do vídeo quanto à questão ambiental, mais especificamente o aquecimento global.

                Ao analisar a atmosfera, Al Gore relata informações básicas e mostra estatísticas com bases empíricas. Uma das questões abordadas foi a espessura da camada da atmosfera. À medida que a temperatura terrestre vai aumentando, ocasionada principalmente pelo dióxido de carbono (CO2), seguindo a mesma tendência, a camada atmosférica acaba ficando mais espessa, portanto, retendo no ambiente terrestre mais radiação infravermelha.

                Outro ponto chave acontece quando é relatado o fenômeno do furacão Katrina. Ao passar pela Flórida, o Katrina estava no estágio um, porém, ao passar por águas mais quentes, devido ao aquecimento global, acabou ganhando força e causou um dos desastres naturais mais conhecidos da história dos Estados Unidos e do mundo.

                O ex-vice-presidente apresenta de forma bastante carismática, arrancando alguns risos da plateia, os seus pensamentos através de sua linguagem acessível. Para ele, a questão se firma através de um cunho político e econômico, mas sobretudo moral. Salientando a moral envolvida no assunto têm-se a seguinte frase dita no vídeo: “O que damos como certo talvez não possa estar aqui para os nossos filhos.”

                Possivelmente, atrás de todo o enfoque ambiental, há uma intenção política, visto que Al Gore já concorreu à presidência dos Estados Unidos da América em 2000, do qual saiu derrotado. Entretanto, isso não tira de pauta os questionamentos sobre a mudança dos cenários naturais que se vê atualmente e os rumos para onde estamos levando o planeta e a própria humanidade.