Uma Verdade Inconveniente


PorRafael Petry- Postado em 03 outubro 2012

 

Al Gore é um jornalista, ativista e político norte-americano. Tem contato com as questões climáticas ainda na faculdade, época em que lida com conhecimentos e áreas de estudos até então desconhecidas e que despertam nele grande interesse e fascínio. É nessa época em que ele decide usar a política como um meio de atrair maior atenção às causas ambientais, nas quais tanto acredita.

Uma Verdade Inconveniente, que no ano de 2007recebeu o Oscar de melhor documentário, é mais um instrumento que Al Gore utiliza para trazer à baila a preocupação com o meio ambiente, em especial com o aquecimento global.

Se utilizando de resultados obtidos de pesquisas acadêmicas e de notícias referentes a tragédias que grassam pelo mundo, Al Gore sistematiza o fenômeno do aquecimento global de forma deveras objetiva e clara. Aqui nos é mostrado que o aquecimento global não é um evento cíclico, mas uma tragédia anunciada, que há de se concretizar caso continuemos céticos e inertes a esta situação.

Mais do que um documentário, trata-se de um trabalho elucidativo e convidativo, que nos mostra que mais que sujeitos passivos, somos agentes do meio em que vivemos, e todos os resultados climáticos que nos afligem, e os que hão de afligir, são resultados do nosso comportamento (ou omissão), e cabe a nós interagir e alterar com essa situação antes que seja tarde demais.