Um novo cidadão


PorAnônimo- Postado em 18 outubro 2009

A sociedade do conhecimento e o aumento do acesso as tecnologias de informação e comunicação fez surgir um novo cidadão: um cidadão que questiona, que quer participar, que não aceita qualquer coisa. Cada vez mais exigentes, os contribuintes exigem melhores serviços, maiores instruções e principalmente mais transparência nos processos governamentais.
Um recente estudo apontou Santa Catarina como o estado que possui o maior nível de transparência fiscal eletrônica, deixando MG, PE e CE respectivamente em 2°, 3° e 4° lugares.
Poucas são as iniciativas que disponibilizam ferramentas para fiscalização pelo cidadão dos gastos públicos. O portal da transparência municipal http://www.transparenciamunicipal.com.br/ é um dos poucos disponibiliza alguns estudos e pesquisas relacionados aos gastos de alguns municípios nas mais diversas áreas. O site traz ainda notícias do Governo, publicações legais e contato com autoridades.
Cabe salientar que o grupo de pesquisa do Governo Eletrônico e Democracia Digital, da Universidade Federal de Santa Catarina, sob coordenação do Prof. Aires José Rover, está trabalhando em um projeto que busca justamente mapear o orçamento público para as áreas da Saúde, Educação e Segurança Pública. Esse projeto busca tornar disponível para o cidadão informações até então restritas aos órgãos públicos.
Obs: Como não estive presente na última aula, por motivos de saúde, minha postagem dessa semana está baseada no tema do material que os palestrantes, Sr. Amery Moisés e Sr. OmarAfif, da Secretaria de Estado da Fazenda, utilizaram em suas apresentações em 14/10, durante a aula de Governo Eletrônico.