Tipos de Novos Trabalhos


PorAnônimo- Postado em 25 abril 2009

A tecnologia e as ciências, desde a idade Moderna, tem sempre se alterado e evoluído, num ritmo cada vez maior. O homem trabalha com tecnologia e informações. Se estas ses alteram, o homem também terá que se alterar, para continuar apto a usá-las. Como conseqüência de todo esse processo, temos o surgimento de novas profissões e a extinção de outras, de mesma forma que tal se sucede às tecnologias que as criam.

Num primeiro momento, somos inclinados a pensar no caso clássico: o puro avanço científico forma novas áreas de conhecimento por si só, e, consequentemente, novas profissões que tem que lidar com tal avanço. Na lista acima, é o caso do Engenheiro de Petróleo, do Analista de Sistemas Computacionais (TI), dos Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás e afins e dos Técnicos em manipulação farmacêutica.

Mas não se limita o surgimento de novas profissões a tal aspecto. Temos também aquelas que já existiam anteriormente, dentro de outras áreas, e surgem agora autônomas como resultado do refinamento da tecnologia e/ou especialização de determinada área. Como exemplos, temos os Técnicos em produção, conservação e de qualidade de alimentos, os Ajudantes de obras civis, os Trabalhadores da fabricação de cerâmica estrutural para construção e os Técnicos em fabricação de produtos plásticos de borracha. Não são áreas completamente novas, resultado apenas do surgimento de novas ciências. A borracha comercial já existe há algumas décadas; cerâmica, milênios. Elas surgem pela necessidade cada vez maior de especialização em áreas cada vez mais restritas. A tecnologia nesse caso auxilia, não é a fonte principal.

E, por último, dentre as apontadas, as áreas ligadas a uma nova consciência acerca do mundo ao nosso entorno e que nos abriga. Por exemplo há milênios o homem sabe que a natureza é importante e onipresente em nossas vidas. Contudo, a humanidade nos últimos séculos tem tratado de agredi-la cada vez mais, seja pela ganância e a embriaguez do poder, seja por simplesmente pensar que a natureza é infinita e que o homem não teria condições de danificar-lhe. Agora, nota-se que tais comportamentos são um equívoco e que mudar é necessário. Daí, o surgimento de trabalhos como Engenheiro ambiental e Técnicos florestais.

Apesar de todo esse progresso, surge uma questão: Como ficam os que trabalham em profissões que estão se extinguindo?

Notícia: http://www.mundovestibular.com.br/articles/630/1/Estudo-mostra-as-profissoes-do-futuro/Paacutegina1.html