Texto acerca da necessidade de investimentos na estrutura de hardware e nos links de internet no tribunal de Santa Catarina

Porrafahgomes- Postado em 18 julho 2011

Texto acerca da necessidade de investimentos na estrutura de hardware e nos links de internet no tribunal de santa Catarina em virtude do processo eletrônico.

Em virtude da implantação do processo eletrônico no Tribunal do Estado de Santa Catarina e em suas comarcas, crê-se que seja necessário efetuar investimentos na área de hardware e nos links de acesso a internet e a intranet para tráfego de dados, vídeo e voz.

Em se tratando de hardware, em virtude da instalação do SAJ 5, que é a versão que começou a ser utilizado inicialmente em Blumenau, e que tem como diferencial o processo eletrônico, esta foi a Comarca piloto na implantação do SAJ 5 e que obteve o feedback inicial.

Diante das dificuldades e das grandes novidades decorrentes da implantação do SAJ 5, foi-se obtendo  informações relevantes para transmitir ao CGINFO. Assim, obteve-se  êxito nos tramites existentes para conclusão do projeto piloto. Sabe-se que o processo eletrônico é irreversível, portanto é necessário o aperfeiçoamento dos trabalhos.

Assim, após o piloto inicial e a implantação em outras comarcas, chegaram-se a várias conclusões. Em se tratando de servidores, foi adquirido o novíssimo servidor Oracle, o Oracle Exadata Storage Server, que combinam o software inteligente de armazenamento da Oracle com seu hardware Sun padrão de mercado para fornecer o mais elevado desempenho de armazenamento de banco de dados do setor. Para superar as limitações do armazenamento convencional, os Oracle Exadata Storage Servers usam uma enorme arquitetura paralela para aumentar drasticamente a largura de banda de dados entre o servidor de banco de dados e o armazenamento.

Além disso, o software inteligente de armazenamento reduz a carga de processamento de consultas de grandes volumes de dados dos servidores do Oracle Database 11g. O resultado é um processamento de dados paralelo mais rápido e uma menor movimentação de dados através de conexões de largura de banda maior. Essa enorme arquitetura paralela também oferece escalabilidade linear e confiabilidade de missão crítica.

Para traduzir tais dados, em Santa Catarina, além do Processo Eletrônico, fora implantada também a gravação de audiências, estas serão armazenadas no tribunal de justiça e assim, é necessária grande velocidade. Ainda, será ampliado o link de dados. Este será feito conforme a necessidade, e conforme forem concluídos os trabalhos de implantação das novas tecnologias do judiciário.

Outra alteração importante e necessária é o aumento de pessoal nas equipes de suporte, haja vista que toda vez que são implantadas grandes mudanças estruturais, muitas vezes é preciso inclusive efetuar remanejamento temporário de pessoal para atender a nova demanda.

Outra alteração que faz-se necessária em virtude do SAJ5 é o melhoramento dos equipamentos das comarcas. Dentre estes melhoramentos, o de maior destaque é a instalação de dois monitores por computador haja vista ser um pré requisito do novo sistema.

No futuro, serão necessários ainda mais investimentos na área, uma vez que o processo eletrônico atinja 100%, a demanda será muito maior e agilizará vários procedimentos, o que gerará aumento das atividades, inicialmente.

Com tudo o que fora pesquisado, pode-se concluir que com a implementação do processo eletrônico na justiça estadual em Santa Catarina, o tribunal de justiça aumentará seus gastos na área de informática, tanto com equipamentos e links de internet quanto com pessoal, reestruturando e contratando, treinando, pessoal na área.

Fonte de pesquisa: Conselho gestor de tecnologia de informação do Tribunal  de Justiça de Santa Catarina

.