Teletrabalho: O novo fator produtivo?

Porruan andrade- Postado em 31 outubro 2012

Aluno: Ruan S. Andrade

Matrícula: 12100135

Teletrabalho: o novo fator produtivo?

(baseano no texto de Alberto Pirró Ruggiero)

O teletrabalho é definido como toda atividade remunerada exercida além dos domínios físicos da empresa empregadora. O que não significa que o funcionário não mais frequentará o ambiente do escritório. Com tal adoção metodológica haverá uma economia significativa do tempo que seria desperdiçado no trânsito, principalmente nos grandes centros urbanos. Haveria também um crescimento muito grande na confiança depositada em cada funcionário, uma vez que este organizaria seus próprios horários, e seriam desenvolvidas tarefas com a participação de mais pessoas dadas as facilidades da comunicação digital presente nas vidas das pessoas atualmente.

Por outro lado também há de se mencionar os pontos negativos desse tipo de relacionamento: a falta de contato humano, por exemplo, que é uma das características mais marcantes do povo latino. Outro fator relevante é a falta de contato do funcionário com o mundo exterior, uma vez que, este poderá se manter em um confinamento doméstico pois boa parte de suas atividades se concentrariam dentro de casa, o que poderia acarretar em problemas psíquicos variáveis. Há também a necessidade de uma disciplina exemplar do funcionário quanto à separação que deve ser feita dos afazeres pessoais e profissionais, pois nesse caso todos seriam executados em um mesmo ambiente. Por fim, há também um último paradigma a ser superado: o que determina a necessidade de contato presencial para a execução de certas funções. Apesar de o teletrabalho ser uma forma facilitadora do contato funcionário-empresa, ela não é capaz de desempenhar com satisfação todas as funções exigidas no mercado de trabalho.

Fica claro, de acordo com meu ponto de vista, que o teletrabalho pode ser de grande serventia para a otimização do trabalho em diversos setores. Entretanto, a tecnologia não tem o poder de substituir o relacionamento profissional através do contato humano, por tal motivo algumas funções continuarão a serem exercidas de maneira presencial. Penso também que a utilização do teletrabalho deve ser posta em prática de maneira equilibrada, pois dessa forma há um beneficiamento de ambas as partes (empregado e empregador) e não anularia a necessidade da presença periódica dos funcionários no ambiente de trabalho. A ampla difusão da tecnologia apresentada atualmente deve ser utilizada para facilitar a vida das pessoas e das empresas e não para separá-las em definitivo. Também é relevante salientar a necessidade do homem de se manter como um ser socializável, o que a execução demasiada do teletrabalho pode ameaçar, trazendo malefícios à saúde das pessoas.

Link: