Superior Tribunal de Justiça


PorAnônimo- Postado em 23 junho 2010

Pesquisa feita entre 03 de maio e 22 de junho.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem uma estratégia de e-Gov, que é desenvolvido pela Secretaria da Informação e Comunicação.

O site do STJ, além de informações sobre o órgão, notícias do tribunal, conta com pesquisa de jurisprudência, de processos, acesso ao diário da justiça, acesso à súmulas, decisões, serviço para fazer petição eletrônica, e dá para acompanhar, através do "Sistema Push", que manda para a pessoa, sem necessidade de acesso manual, um por um, processos, notícias específicas e jurisprudência.

Taxas do STJ, como tabela de preço de cartas de sentenças, certidões, alvarás, cópias, ou mesmo as custas são de fácil acesso e está bem explicada na página. Tudo pode ser pago usando a GRU, que é a Guia de Recolhimento da União. O link no site leva à Fazenda (Tesouro) e qualquer um pode imprimir e pagar no Banco do Brasil. Mas somente clientes do Banco do Brasil tem o benefício de pagar online.

O site de maneira geral é simples de usar, amigável, com menus sempre visíveis e existe o mapa do site que concentra todos os serviços e opções, apesar do "excesso" de serviços, que pode dificultar à primeira vista usuário que nunca entrou na página.

Também existe a busca simples e avançada, no qual há a opção de pesquisas por tempo e com operadores lógicos.

Qualquer dúvida quanto a utilização ou dos serviços prestados pode-se usar um "perguntas e respostas" online ou mandar e-mail para o tribunal.

No site existe a opção para acessibilidade pra deficientes físicos, aumentando o contraste e as letras, mas não funciona como deveria. Os menus ficam sobrepostos e fora de lugar.

O site não segue o padrão da W3C, contendo quase 400 erros indicados pelo teste padrão, mas mesmo assim funciona nos principais navegadores e nos principais sistemas operacionais.

O STJ também oferece serviços informativos usando novas tecnologias de áudio, vídeo e internet. Há mais de 3 mil amostras de áudios, mais de 80 vídeos, opção para usar o Twitter e tem um alimentador RSS para as notícias.