Sujeitos de direito - Pessoas nascidas e pessoas por nascer


PorThais Silveira- Postado em 03 maio 2012

Autores: 
Claudia Fialho
Hugo Rios Bretas

Sujeitos de direito - Pessoas nascidas e pessoas por nascer

Hugo Rios Bretas, Claudia Fialho

Resumo: O presente trabalho tem como escopo transmitir aos interlocutores múltiplas variáveis contempladas às pessoas naturais, através de reflexões marcadas pela gradação evolutiva humana, desde o momento em que da nidação até o morte.

Sumário: 1. Princípios jurídicos norteadores; 1.1 Princípio da dignidade da pessoa humana; 1.2 Princípio da autonomia privada; 2. Personalidade; 2.1 Vértices da personalidade; 2.2 Teorias acerca do início da personalidade – a questão do nascituro; 3. Capacidade de direito e capacidade de fato; 3.1 Incapacidade absoluta e incapacidade relativa; 4. O embrião e institutos afetos( situação jurídica e centro de imputação); 5. Fim da personalidade jurídica; 6. Anencefalia; 7. Direito de não nascer; 8. Conclusão; 9. Referências.

1 PRINCÍPIOS JURÍDICOS NORTEADORES

1.1 Princípio da dignidade da pessoa humana

A Constituição Federal de 1988, em seu art.1°, inc. III, prevê que o Estado Democrático de Direito possui como fundamento a dignidade da pessoa humana. Trata-se de um princípio da mais indigitada relevância e que tem sido utilizado para fundamentar os mais diversos temas em nosso ordenamento jurídico.

Com a repersonalização do direito civil, os valores existenciais ocupando lugar de destaque nas relações humanas, a dignidade humana surge, como o princípio vetor para dirimir situações inquietantes e conflitantes que permeiam a vida.

No entanto, há que ser observado com cautela, a fim de que não seja banalizado.

Esse princípio será objeto de análise no cotejo entre o direito de nascer do feto anencefálico e a autonomia privada da gestante.

1.2 Princípio da autonomia privada

No Estado Liberal o princípio da autonomia da vontade, conforme Fiuza (2008), fundava-se na vontade livre das partes de contratar. Era condicionado por fatores internos, fruto da vontade das partes. A cada indivíduo era possível a realização de seus interesses e inclinações individuais sem a intervenção do estado. (PONTES, SÁ, 2009, p. 43).

Perlingieri também abordou o tema autonomia privada, concebendo-a como um conceito de difícil elucidação. Em referência ao liberalismo, apresenta o entendimento daquela época, como se vê:

“a liberdade de regular por si as próprias ações ou, mais precisamente, de permitir a todos os indivíduos envolvidos em um comportamento comum determinar as regras daquele comportamento através de um entendimento comum.” (2002, p. 17).

Essa compreensão de autonomia privada configurou-se como a marca do valor da liberdade individual

Posteriormente, uma nova reformulação do conceito de autonomia foi sendo redesenhado para atender aos interesses sociais e coletivos. A forma de Estado é o social, paternalista. Limites foram estabelecidos à livre atuação dos indivíduos e da sociedade, como um todo, por meio da idéia de função social. (PONTES, SÁ, 2009, p. 44).

Nota-se que, mais uma vez, a concepção adotada de autonomia foi extremista. Agora com uma feição intervencionista.

Perlingieri (2002) dá novo enfoque à autonomia privada. Para ele, os atos de autonomia têm fundamentos diversificados, todavia, há um ponto fundamental em comum, qual seja: serem dirigidos à realização de interesses e de funções que merecem tutela e que são socialmente úteis. Sendo que somente ocorre a utilidade social se ela estiver em conformidade com a segurança, a liberdade e a dignidade humana. (2002, p. 19).

Amaral (2003, p. 80) informa que o princípio da autonomia privada tem sido objeto de revisão crítica, na medida em que seu campo de atuação sofreu grande redução a partir da intervenção do Estado.

Por sua vez, Naves (2003) compreende a autonomia privada como a superação do caráter individualista e liberal da autonomia da vontade, sendo elevada a categoria de norma jurídica de Teoria Geral do Direito Privado, e, aplicável a situações subjetivas existenciais e patrimoniais. E ainda: poder de auto-regulação, outorgado pelo Estado a particulares, e como meio de autoconstrução da personalidade, pois não existem limites externos à autonomia que se conforma na intersubjetividade do ser, que compreende a si e ao outro.

2 PERSONALIDADE

Inicialmente, para a abordagem da personalidade, ressalta-se, que ligados à idéia de pessoa, está o início e o fim da vida do ser humano, portanto, o nascimento e a morte.

A partir dessa consideração, importante delinear a personalidade na perspectiva liberal e oitocentista. Naquela época, a personalidade tinha como supedâneo o patrimônio. Informa Cunha (2002), que, submisso ao conceito de pessoa estava o conceito de sujeito de direito. Por essa noção, o patrimônio era o elemento essencial para a caracterização da personalidade. Era o valor fundamental daquela forma de estado.

Os escravos, considerados “coisas, ficavam à margem do conceito de pessoa, portanto, também não possuíam personalidade.

Na modernidade, Amaral (2003) aduz que a “personalidade é o instituto básico do direito civil, e a pessoa o seu núcleo fundamental.”

Importante salientar que existem certos entes que mesmo não sendo pessoas são sujeitos de direitos e deveres, por expressa força do ordenamento jurídico, exemplo seria o caso do nascituro, ou seja, o feto em desenvolvimento. (FIUZA, 2008, p. 121).

Para a Teoria Geral do Direito Civil, personalidade jurídica é a aptidão genérica par titularizar direitos e contrair obrigações, ou seja, é o atributo necessário para ser sujeito de direitos. (GAGLIANO, PAMPLONA FILHO, 2003, p. 88).

 A aquisição da personalidade se dá com o nascimento com vida, com o funcionamento do aparelho cardiorrespiratório, aferível pelo exame de docimasia hidrostática de Galeno. (GAGLIANO, PAMPLONA FILHO, 2003, p. 88).

Ainda, no estudo acerca da personalidade, Fiuza (2008, p.121) informa que “personalidade é atributo jurídico que dá a um ser status de pessoa.” O que parece redundante, mas, na realidade há duas acepções para o termo personalidade.

2.1 Vértices da personalidade

A personalidade possui dois vértices, um subjetivo e outro objetivo. O objetivo é inerente ao ser humano (próprio corpo), já o subjetivo é conferido pelo ordenamento jurídico. E ainda:

No primeiro vértice, trata-se de atributo jurídico conferido ao ser humano e a outros entes (pessoas jurídicas), em virtude do qual se tornam capazes, podendo ser titulares de direitos e deveres nas relações jurídicas. A pessoa, por ser dotada, de personalidade, é o elemento subjetivo da estrutura das relações jurídicas. (FIUZA, 2008, p. 122).

No segundo vértice, a personalidade é um valor fundamental do ordenamento jurídico, considerando-se a multiplicidade de situações existenciais, daí falar-se em direitos da personalidade. (FIUZA, 2008, p. 122).

2.2 Teorias acerca do início da personalidade – a questão do nascituro

Instigante o debate acerca do início da personalidade civil em razão do nascituro. Na doutrina, duas teorias tentaram explicar quando se dá esse início. Mas, a celeuma maior se deve a grande confusão que se faz entre personalidade jurídica e capacidade civil, sendo a primeira qualidade e a segunda medida, ou quantidade. Em outras palavras, a personalidade jurídica é que dá ao ente a qualidade de pessoa, e a capacidade é quantidade de direitos que o ente adquire. (CORDEIRO, 2007, p. 338).

Conforme explicitado acima,a doutrina portuguesa distingue, em termos muito incisivos, a personalidade jurídica da capacidade jurídica: a primeira seria um dado qualitativo – a possibilidade de encabeçar direitos e obrigações – quedando, à segunda, uma dimensão quantitativa, ou seja, a dimensão quantitativa de tais direitos ou obrigações. (CORDEIRO 2007, 338).

O nascituro, portanto, possui vários direitos conferidos a ele pelo ordenamento, a exemplo, os alimentos gravídicos, direito à sucessão e o código penal tipifica o crime de aborto, mas conforme a mais ampla doutrina não é pessoa, e, portanto não possui personalidade jurídica. Ainda, de acordo com a doutrina portuguesa, o nascituro tem uma capacidade de gozo limitada ao direito à vida. (CORDEIRO, 2007, p. 335).

 O código civil de 2002, no art. 2°, diz que a personalidade civil se inicia a partir do nascimento com vida, mas a lei põe a salvo os direitos do nascituro. A seguir, as teorias que tentaram explicar a questão do nascituro são:

Quando se aborda acerca do início da vida, inelutável será identificar que esta pode se dar com a nidação. Nidação que se opera quando houver a fixação do feto no endométrio do útero, que traduziria o conceito de concepção.

A par do início da personalidade, emergem duas grandes teorias. Quais sejam, a concepcionista e natalista. Ambas que existem em decorrência da incongruência textual positivada no artigo 2º do Código Civil brasileiro.

A primeira parte do Código Civil denota que a personalidade se inicia com o nascimento com vida. E a segunda parte indicia que se dá com a concepção. Nesta seara, não é plausível interpretar o presente suporte fático de forma parcelada ou fracionada. Mister é sistematizar e harmonizar as duas partes, em consonância com as gêneses institucionais da personalidade.

A personalidade antes de mais nada traz duas conotações. Uma das quais a integridade física, e a segunda a integridade intelectual. E traria a marca do absoluto, pelo fato de que a coletividade deve respeito à tais integridade.

Além disso a personalidade é ôntica ao ser humano, isto é, faz parte necessariamente do ser humano, simplesmente por sê-lo. Personalidade que traz atributos como a inviolabilidade e indisponibilidade, via de regra.

A personalidade é conceituada como a aptidão conferida à pessoa para ter direitos e deveres na ordem civil, conforme se extrai das considerações de Sílvio Rodrigues. A partir deste conceito, nota-se que a finalidade da personalidade é atribuir direitos e deveres. Segundo a primeira parte portanto, para ter direitos e deveres é primordial que se nasça com vida.

Todavia, no que toca a segunda parte, nota-se que são salvaguardados os direitos do nascituro, obviamente quando ainda não houve o nascimento com vida, há vida dependente. Diante disso, para que os direitos sejam salvaguardados é necessário que seja ao menos um nascituro. Mas, se a função da personalidade é atribuir direitos e deveres, o nascituro não preencheria os pressupostos da personalidade?

Isso posto, nota-se que o nascituro preenche os requisitos inerentes à personalidade o que o inclina para a personalidade. Por esta razão, o discurso inerente à personalidade está solidificado neste trabalho. E se atingiu a premissa de que o nascituro desde a sua concepção tem personalidade.

Restaria identificar que o nascituro tem capacidade de direitos e personalidade. Pois subsumido está o conceito de capacidade de direitos. Isto é, pode ser sujeito ativo e passivo nas relações jurídicas.

Assim, em consonância à doutrina portuguesa, o nascituro além de ter capacidade de direitos, personalidade, teria uma capacidade específica. Vale afirmar, os direitos deste seriam tão somente aqueles que o legislador expressamente disser.

E o nascimento com vida, dicção do artigo 2º, não pode ser ignorado. Ou seja, quando houver o nascimento com vida a capacidade deixa de ser específica e se torna genérica. Neste ponto, os direitos da pessoa nascida com vida são todos, salvo aqueles que o legislador objetivar a exclusão.

E a capacidade de fato, capacidade relativa, representam aperfeiçoamentos da capacidade.

Quanto à vertente concepcionista, tem-se que a personalidade tem seu início com a concepção. Por outro lada a vertente natalista, acredito que o início da personalidade se daria tão somente com o nascimento com vida.

Em atenção ao debate se tem Sílvio de Salvo Venosa, posicionaria-se em convergência à teoria natalista. Lado outro, Francisco Amaral, reputa que o nascimento não é condição para que exista a personalidade e sim para esta se consolide.

3 CAPACIDADE DE DIREITO E CAPACIDADE DE FATO

A tônica da capacidade de gozo ou de direito deriva, antes, de poderem as pessoas encabeçar quaisquer situações, de modo indiferenciado. Cordeiro (2007, p. 341) ensina que “embora se esteja perante uma qualidade, ela é apresentada de modo quantitativo do elevado número de situações disponíveis, de tal modo que apenas genericamente elas podem ser referidas.

Ressalta-se, que, nem todas as pessoas possuem aptidão para exercer pessoalmente os atos da vida civil, por faltar-lhes o discernimento necessário em razão de limitações orgânicas ou psicológicas, sendo-lhes necessária a assistência ou a representação.

Quando puderem atuar pessoalmente possuem, além da capacidade de direito (quando toda pessoa passa a ser capaz de direitos e obrigações), que surge a partir do momento em que se adquire a personalidade jurídica, possuem, também, capacidade de fato ou plena. (GAGLIANO, PAMPLONA FILHO, 2003, p. 94).

3.1 Incapacidade absoluta e incapacidade relativa

A regra é a capacidade, a incapacidade deverá ser requerida e provada judicialmente. Sempre que possível deve-se buscar preservar a autonomia da pessoa, o poder de escolha, a competência decisional. Principalmente, porque hoje se está diante de um Estado Democrático de Direito em que os valores existenciais são o fundamento da república.

Importante questão a ser observada, conforme doutrina atual é o discernimento. A dicotomia incapacidade absoluta e incapacidade relativa deve ser relida à luz do direito civil-constitucional, na busca da preservação dos valores existenciais do ser humano. Nesse sentido, necessário uma flexibilização dessa dicotomia. E o elemento norteador é o discernimento, pois ele é que será determinante para se verificar o estado de incapacidade.

Porém, por razões didáticas tem-se que absolutamente incapazes são os menores de 16 anos; as pessoas que por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o discernimento necessário para a prática dos atos da vida civil; aqueles que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade. Já os relativamente incapazes são os maiores de 16 anos e menores de 18 anos, os que possuem o discernimento reduzido e os pródigos. Esses tem sua vontade levada em conta, necessitando apenas de uma pessoa que lhes assista. (FIUZA, 2008, p. 130).

Outra questão a ser investigada é a possibilidade da pessoa capaz emitir documento hábil para em caso de futura incapacidade ter os contornos da mesma definidos previamente. Trata-se de uma diretiva antecipada, em que lhe será possível a escolha de curador para gerir seu patrimônio e os aspectos existenciais de sua vida. A princípio, não existe uma doutrina brasileira em que se possa trazer maiores considerações sobre o assunto, mas com base na Constituição Federal de 1988 que erigiu como valor fundamental a dignidade da pessoa humana, a diretiva antecipada de incapacidade será perfeitamente possível, não existindo fundamento jurídico que a impossibilite.

4. O EMBRIÃO E INSTITUTOS AFETOS(SITUAÇÃO JURÍDICA E CENTRO DE IMPUTAÇÃO)

O embrião repercute como complexo no direito brasileiro. Pois existem momentos de desenvolvimento do embrião. Exemplificadamente, na Adin 3.510 já se verifica que o blastocisto seria configurado no 4º ou 5º dia após o encontro de gametas, porém, ainda não fixado no endométrio do útero. O que se distancia do conceito de nidação, e via reflexa do conceito de um dos conceitos de concepção. Por este motivo, nesta fase inexistiria personalidade. Mas, já é uma expectativa clara de personalidade, e se ainda não há personalidade, mereceria a tutela do direito, por ser uma expectativa benevolente e nitidamente indiciária de uma pessoa.

Assim, o embrião ou é uma expectativa merecedora de tutela ou já tem personalidade, porquanto concebido. Se mera expectativa e merece a tutela, ante os elementos já ventilados, incontroversamente é centro de imputação. Se não houvesse a preocupação não haveria existiria um projeto com vistas à redução da produção de embriões para a fertilização in vitro.

Desse modo, quando ainda não se tem personalidade, a discussão do que é centro de imputação se torna primordial.

 Para a contribuição mais aprofundada neste debate emerge a discussão da concepção personalista acerca das relações jurídicas. Segundo a qual, as relações jurídicas se dão entre entes dotados de personalidade jurídica. Segundo Bruno Torquato, os autores que se posicionam neste sentido são Caio Mário, Serpa Lopes, Francisco Amaral, entre outros.

Por outro lado a vertente objetivista, segundo a qual não precisa de existir sujeito passivo para ser uma relação jurídica.

Em prosseguimento é necessário ponderar sobre as situações jurídicas. Que seriam capazes de dispensar a intersubjetividade, é desnecessária a existência de entes dotados de personalidade, em todos os pólos. A relação jurídica é relação seria entre situações jurídicas subjetivas.

No tocante às situações jurídicas em sentido amplo, tem-se os mais múltiplos elementos. Entre os quais, o interesse, ônus, direito potestativo, subjetivo, deveres jurídicos.

Em regresso ao debate sobre imputação normativa, vê-se que Maria de Fátima Freire de Sá aponta que a capacidade indica a personalidade, e o nascituro teria personalidade e capacidade.

Quando se estiver diante de uma situação jurídica subjetiva, a preocupação é com centro de interesses tutelados pelo ordenamento. O elemento central da situação jurídica subjetiva é o interesse.

No tocante ao embrião, ainda que se adote a teoria natalista, não é legítimo elidi-lo do centro de imputação. Em outras palavras, a proteção jurídica não é umbilicalmente ligada à existência de personalidade.

Sobre o embrião ainda se deve dizer mais sobre a ação direta de inconstitucionalidade de número 3.510. Ação esta que enaltece a participação dos “amicus curiae”, ante a repercussão em áreas transdisciplinares e interdisciplinares e até metajurídicas.

Na Adin em tela, a base do debate diz respeito às células-tronco. Células destacáveis, em decorrência de sua diferenciação, e de sua capacidade de multiplicação. O questionamento incide sobre a lei 11.105 de 2005.

A questão basilar da Adin é analisar sobre a legitimidade de realização de pesquisas e terapias com células-tronco embrionárias, oriundas da fertilização “in vitro”.

Diante desses elementos, a pesquisa incidirá sobre embriões inviáveis, teoricamente não passíveis de gerar uma vida efetivamente. E que estejam congelados há pelo menos três anos.

Caso se considere o embrião um centro de imputação normativa, obstaculizada deveria ser a realização de pesquisas com células-tronco. Por outro lado, em se comprovando a inviabilidade possível seria a argumentação de que sequer expectativa de direitos existiria, o que poderia afastar manifestações tão protetiva em relação a este embrião inviável. Sobretudo pela argumentação de que um embrião sem sequer expectativa só poderá contribuir de um modo. Qual seja, viabilizar pesquisas ao invés do descarte.

5 FIM DA PERSONALIDADE JURÍDICA

Com a cessação da atividade cerebral tem-se a morte da pessoa e o fim da vida. A morte será atestada por profissional da medicina. A comprovação se dá pela presença do corpo, uma vez que existem os casos de ausência e morte presumida.

Em continuidade aos aspectos primordiais para identificar o início e fim da vida, aponte-se primeiramente que quanto ao fim da vida, discussões muito complexas inexistirão. Posto que o Código Civil brasileiro, em uma visão dogmática permitiu aos atores do Direito, uma interpretação autêntica.

Autêntica em decorrência do fato de que maiores discussões acerca do fim da vida, diga-se fim da personalidade, não se perfarão. Ora, o fim da personalidade se dá com a morte real, quando se observa a existência de um cadáver. Trata-se de um aspecto material.

Ou mesmo a morte presumida, com ou sem decretação de ausência. Com decretação de ausência se tem quando alguém se retirar de seu domicílio sem deixar notícias ou tampouco procurador. Nessa seara, os interessados comunicarão a ausência, para que em um lapso temporal determinado seja o ausente convocado, mediante a propagação de editais.

 Por conseguinte , se não comparecer o ausente verificada estará a sucessão provisória, e posteriormente a sucessão definitiva. Ocasião em que se tem a morte presumida com decretação de ausência.

A morte presumida também ocorrerá quando for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida ou se alguém, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, não for encontrado até dois anos após o término da guerra.

Assim, é notória a autêntica interpretação no que tangencia o fim da personalidade. Todavia, conforme se depreende no presente trabalho, simétrica harmônica interpretação não há em relação ao início da vida.

6. ANENCEFALIA

A anencefalia é uma doença irreversível, caracterizada pela ausência de estruturas cerebrais (hemisférios e córtex), havendo apenas tronco cerebral. Vulgarmente é conhecida como ausência de cérebro e impede a vida extra-uterina. Há ausência de todas as funções superiores do sistema nervoso central, responsável pela consciência, cognição, vida relacional, comunicação, afetividade e emotividade. Restam apenas funções vegetativas que controlam parcialmente a respiração, as funções vasomotoras e as funções dependentes da medula espinhal. (TEIXEIRA, VALADARES, 2010).

A questão do anencefálico é bastante controvertida. E o debate cinge-se em torno da preservação dos princípios da autonomia privada da mulher, da intimidade ou da preservação do direito à vida do nascituro, ante a proibição do aborto.

Para os defensores da primeira posição, na verdade, a interrupção da gravidez não se caracteriza aborto, mas antecipação terapêutica de parto, diante da impossibilidade de vida do feto.

“Pautados no princípio da dignidade da pessoa humana, da paternidade responsável, do direito à saúde, que engloba não só a saúde física como também a psíquica, do desejo de gerar e criar um filho, é que defendemos ser dos pais, e tão-somente deles, o direito de definir pela antecipação terapêutica do parto ou pela continuidade da gestação. É uma questão da esfera muito íntima da família, que não deve ter, portanto, interferência de quem quer que seja, inclusive do Estado.” (TEIXEIRA, VALADARES, 2010).

Conforme se verifica do posicionamento acima adotado, a interrupção da gravidez do feto anencefálico é denominada de antecipação terapêutica de parto e não aborto. Todavia, a ciência atual não consegue explicar porque na vida intra-uterina, o feto sobrevive. E, também, não podem determinar o tempo de vida dos mesmos após o parto. Parece-nos incoerente a denominação antecipação terapêutica de parto. A interrupção da gravidez, da vida, se amolda perfeitamente ao conceito de aborto, portanto, conduta criminosa. Mas, a decisão última há de ser pugnada pelo Supremo Tribunal Federal quando do julgamento da ADPF 54.

7. DIREITO DE NÃO NASCER

Nos anais do IBDFAM, em seu V congresso, é possível encontrar a doutrina internacional acerca do Direito de não nascer, a partir dos casos antológicos invocados.

Ante a antologia dos casos concretos, a jurisprudência e teoria do direito americano criaram duas facetas. A primeira das quais diz respeito ao direito ao “wrongful life”e a segunda “wrongful birth”. Este consiste no nascimento injusto e aquele à vida injusta.

Ambas as teorias tocam o instituto da responsabilidade. Responsabilizações por prejuízos gerados à moral do agente, mediante uma certa projeção de eventual personalidade, que se de fato existisse permitiria ao agente mensurar se objetivaria ou não o seu nascimento, nas condições que são demonstradas no mundo jurídico, ou por erros de diagnósticos.

 Quando se estiver diante do “wrongful birth”, que são mais comuns nos tribunais americanos. Nota-se que esta modalidade advém de um antológico caso concreto envolvendo a anomalia rubéola, e outros, que pode ocasionar má formação fetal. Neste caso concreto, houve a indagação por parte da mãe em relação ao médico se o feto correria o risco de sofrer com a rubéola. Nessa seara, o médico rechaçou esta possibilidade. Entretanto, a anomalia se mostrou presente, por erro de diagnóstico médico.

No que tangencia o “wrongful life”, nota-se que o esforço axiológico é mais substancial. É mister fundamentar a legitimidade para a obtenção de uma indenização, pelo direito de não nascer. Ora, se se indagasse à uma pessoa que nasceu e viveu doente sob à égide mental, por exemplo, caso esta tivesse a plena personalidade, esta pessoa responderia que desejaria nascer ou nem sequer nascer?

Se a resposta for sim, subsumida a hipótese do “wrongful life” estará. Todavia, o exercício intelectual é por demais árduo. Motivo pelo qual os tribunais são meramente incipientes no que tange a questão em foco.

8. CONCLUSÃO

O trabalho desenvolvido é sim sobejamente atraente e complexo. Motivo pelo qual, os autores procuraram se valer de uma reflexão teórica respeitável, amparados em doutrinas relevantes para entendimentos das questões propostas.

O assunto é basilar para o direito, pois versa sobre o delicado assunto da vida. Elemento de sagrada conotação social, filosófica, política e jurídica.

Quando se discute sobre o direito à vida, inelutável será debater a personalidade, que lamentavelmente demonstra uma falha impactante do legislador infraconstitucional, que teratologicamente escreveu o texto do artigo segundo. Neste ínterim, o legislador falhou sobre algo fundamental.

Em todos os âmbitos do direito é primordial ter sapiência sobre os institutos da situação jurídica, sobre centro de imputação, sobre personalidade e capacidade. Pois será a precisão teórica destes elementos que permitirão avançar para outras questões inerentes aos horizontes do direito.

A vida, portanto, deve ser levada à sério, sob pena de conseqüências nefastas serem perpetradas no mundo da vida.

 

Referências
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