Software livre como alternativa ao regime de propriedade intelectual


PorAnônimo- Postado em 21 outubro 2009

RESUMO

O artigo lido foi publicado na Revista Com Ciência. Seus autores são Fabrício Solagna, que é membro da Associação Software Livre e licenciado em ciências sócias e Luis Felipe Rosado Murillo, que é doutorando em antropologia e coordenador da TV Software Livre. O artigo conta a história do surgimento do software livre que surgiu como uma alternativa ao regime de propriedade intelectual.
O software surgiu no laboratório de inteligência artificial do instituto de tecnologia de Massachussets quando um pesquisador, Richard Stallman iniciou nos anos 70 uma verdadeira cruzada contra os acordos de sigilo assinados por seus colegas com as nascentes empresas de software. Para Richard a propriedade intelectual consistia, em última instância, na recusa em compartilhar o conhecimento, implicando em uma ameaça ao avanço das pesquisas. Com uma mensagem profundamente moral, Richard convocava os desenvolvedores de software a compartilhares seus programas, o que viria a constituir em nossos dias uma economia de compartilhamento de escala mundial.
A solução promovida por Stallman foi criar uma licença de software que invertesse os termos de copyright, de forma que fosse autorizada a exploração pública dos softwares. Dessa forma, Stallman criava as condições para que os softwares passassem do controle privado para a gestão coletiva por parte de uma comunidade de programadores, a qual, por sua vez, seria responsável por trabalhar a peça de software com vistas ao aprimoramento e o compartilhamento de seus benefícios. A economia do software livre foi constituída com base na licença de software livre GLP (licença pública geral), popularmente conhecida como copyleft, cujos termos estabelecem que o software deva ser livre e aberto para o estudo, modificação, compartilhamento, desde que o resultado do trabalho derivado carregue consigo as mesmas liberdades e a mesma abertura.

OPINIÃO

O sonho de Stallman pela universalização da tecnologia e do fim da propriedade intelectual nos softwares ainda está distante, mas recentemente o surgimento de softwares de licença livre vem se intensificando cada vez mais. Um exemplo clássico é o próprio Google, que disponibiliza o código-fonte de diversos programas da empresa assim como permite a elaboração gratuita de aplicativos e complementos para seus sites. O sistema operacional Linux pode ser considerado também uma das maiores experiências de software livres encontradas mundialmente.
A abertura dos softwares para livre desenvolvimento representa um grande impulso para a evolução da tecnologia e da informática, pois faz com que milhões de pessoas ao redor de todo o mundo tenham a chance de desenvolver e complementar cada programa, numa grande força inovadora global.

http://softwarelivre.org/portal/geral/software-livre-como-alternativa-ao-regime-de-propriedade-intelectual